Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 16 de dezembro de 2017

Brasília mais um ano sem espaços para a Cultura

Sábado, 16 de dezembro de 2017
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Pelo terceiro ano consecutivo na administração Rollemberg, os principais espaços públicos para a Cultura estão fechados ao público. Para ampliar a tragédia, os produtores culturais da cidade tomaram conhecimento que os R$ 106 milhões do Fundo da Cultura, usados pelo GDF, em 2015 e 2016, para cobrir déficits internos, não serão devolvidos ao FAC. 

Por Chico Sant’Anna
Mais um ano da administração Rollemberg que passa e mais um ano que Brasília fica privada de seus principais espaços culturais. Teatro Nacional, Museu de Arte de Brasília, Espaço Renato Russo…, tudo fechado esperando por reformas que nunca acontecem.

A história da recuperação desses espaços seria cômica, se não fosse trágica. Bem no estilo dos dramas outrora apresentados nos palcos das salas Martins Penna e Villa Lobos. Para ampliar a tragédia, os produtores culturais da cidade tomaram conhecimento que os R$ 106 milhões do Fundo da Cultura, usados por Rodrigo Rollemberg, em 2015 e 2016, para cobrir déficits internos, não serão devolvidos ao FAC. A Lei Orgânica da Cultura – LOC por ele sancionada, em seu artigo 81, sacramenta a não devolução dos recursos do FAC.

A Galeria Athos Bulcão, que já foi palco para importantes mostras, hoje se transformou no espaço da burocracia. Lá funcionará o serviço de protocolo e depósito de documentos.

Leia a íntegra