Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 10 de dezembro de 2017

Diretor de escola rural do Gama faz desabafo e constrange Rollemberg em público; governador bota a culpa nos alunos

Domingo, 10 de dezembro de 2017
RAFAELA FELICCIANO/ METRÓPOLES


Em evento no Buriti, diretor do CED Casa
Grande, do Gama, provoca saia-justa
ao dizer que tira dinheiro do bolso
para manter escola

Do Metrópoles
João Gabriel Amador
O lançamento do novo portal da transparência do GDF foi marcado por uma saia-justa nesta sexta-feira (9/12). Durante divulgação do Programa Controladoria nas Escolas no Palácio do Buriti, um diretor de um colégio do Gama fez um desabafo, na presença do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), sobre as más condições da instituição que comanda e de falta de recursos .
Considerado um dos piores em termos de qualidade pelos próprios estudantes, o Centro Educacional Casa Grande, na zona rural do Gama, registra problemas de infraestrutura, como carteiras quebradas, ventiladores sem funcionamento, falta de bebedouros e inexistência de laboratórios de ensino.
O diretor do colégio, Edgard Vasconcelos (foto), que está à frente da instituição de ensino do Gama há oito anos, se defendeu  em público e afirmou que frequentemente usa dinheiro do próprio bolso para fazer reformas no local.
Gasto cerca de R$ 250 por mês com gás para ter como fazer a merenda dos jovens. Eu que comprei as torneiras instaladas nos banheiros. Transformei minha sala em despensa para guardar alimentos. Fico muito triste com essa situação"
Edgard Vasconcelos, diretor do CED Casa Grande, do Gama
Segundo ele, as dificuldades são frequentes também em outros colégios e se devem à má distribuição de recursos. “O dinheiro do Pdaf (Programa de Descentralização Administrativa e Financeira) é passado uma vez por ano e nem sempre é suficiente para pagar as contas atrasadas. Durante o restante do tempo, precisamos nos desdobrar”, afirmou Vasconcelos.
O recurso do Pdaf, oriundo do Tesouro Local, é dividido entre as escolas públicas do DF proporcionalmente ao número de alunos. No ano passado, o CED Casa Grande, com cerca de 540 estudantes, recebeu aproximadamente R$ 24,5 mil.
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
Rafaela Felicciano/MetrópolesPin this!
Rollemberg: “Muitas das vezes, o aluno destrói algo que é dele”
A declaração do diretor causou um certo clima no evento. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, também se pronunciou, mas colocou a culpa nos próprios estudantes. “Muitas das vezes, o aluno destrói algo que é dele. Esse programa é importante para que eles tenham a percepção que os bens públicos são de todos. E quando quebram algo, o recurso que poderia ser usado em outra área tem de ser destinado à manutenção”, argumentou.
O secretário de Educação, Júlio Gregório, tentou amenizar a situação e prometeu que os recursos do Pdaf serão entregues até o final do mês. “Em alguns casos, falta a contrapartida dos colégios em prestar contas dos gastos, o que é fundamental para o repasse. O certo é que, até o dia 23, passaremos as quantias dos programas para que as dívidas sejam quitadas”, assegurou.
Controladoria nas escolas
O Programa Controladoria nas Escolas é uma iniciativa da Controladoria-Geral do DF com intuito de promover a participação dos próprios estudantes na fiscalização dos gastos das escolas públicas. “É fundamental que eles verifiquem as necessidades e estejam conscientes das formas de exigir mudanças”, afirmou o controlador-geral do DF, Henrique Ziller.


Na primeira edição do projeto, participaram quatro unidades: Centro Educacional 123 e Centro de Ensino Fundamental 404, ambas de Samambaia; Centro Educacional Incra 9, de Ceilândia, e o Centro Educacional Casa Grande, do Gama. No total, 315 alunos acompanharam a visita de auditores e apontaram com detalhes os problemas em cada escola.
Após levantar os problemas, os estudantes reuniram-se para sugerir soluções para alguns dos casos. O registro das falhas e possíveis melhorias foram compiladas em relatórios, entregues ao Poder Executivo durante a cerimônia desta sexta (9), no Palácio do Buriti.
==============
Veja também com o professor Edgard:

Vídeo denúncia sobre a situação do Centro Obstétrico do HRG, que pode ser fechado pelo governo do DF

No Gama: Abandonados e cansados de falsas promessas de políticos, moradores do Setor Norte estão indignados