Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 10 de dezembro de 2017

Tombamento: Esqueceram-se do 30º aniversário.

Domingo, 10 de dezembro de 2017
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

O GDF não promoveu nenhuma atividade relativa aos 30 anos da inscrição de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Na Praça dos Três Poderes, o monumento alusivo ao Tombamento erguido no governo de José Aparecido ficou vazio. Nem mesmo um simples arranjo de flores para homenagear a data. Foto de Julio Pontes.

Brasília introduziu um novo modo de viver, uma nova concepção de cidade. É a cidade-parque, é céu, horizonte, luz, amplos espaços, áreas verdes, blocos, pilotis. Esse novo estilo de viver refletiu na organização de novas cidades e bairros, dentro e fora do Brasil.

Por Chico Sant’Anna
Há 30 anos, Brasília entrava num seleto grupo de cidades. A criação revolucionária de Lucio Costa e Oscar Niemeyer era inscrita na Lista da Unesco, que confirmava o seu valor excepcional e universal e conferia à cidade o status de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Decisão inédita, pois a cidade era o primeiro bem contemporâneo reconhecido como Patrimônio Mundial. Até então, somente bens culturais seculares eram tombados. Um dos motivos dessa distinção à cidade foi o fato dela constituir “uma realização artística única, uma obra-prima do gênio criativo humano, além de ser exemplo de destaque que ilustra um estágio significativo da história da humanidade com a concepção urbana materializada no século 20, expressando os princípios do movimento moderno” – relata a Unesco.