Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Quadrilhão do MDB: Justiça aceita denúncia e Yunes e coronel Lima, amigos de Temer, viram réus. E também Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha, Rodrigo Rocha Loures e Henrique Eduardo Alves

Segunda, 9 de abril de 2018
Do Jornal do Brasil

O juiz da 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Marcus Vinicius Reis, aceitou nesta segunda-feira (10) denúncia  contra o advogado José Yunes, ex-assessor da Presidência, e o coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo João Baptista Lima Filho, por organização criminosa.
Os dois são amigos do presidente Michel Temer, e foram acusados de integrar um grupo do MDB que, segundo o Ministério Público Federal, formaria um núcleo político para cometer crimes contra empresas e órgãos públicos - conhecida como "quadrilhão do MDB".
Com a decisão, também se tornaram réus nas investigações os ex-deputados Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha, Rodrigo Rocha Loures e Henrique Eduardo Alves. A referida organização criminosa seria responsável por negociar com empresas vantagens indevidas na Petrobras, na Caixa Econômica Federal e na própria Câmara, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR). Os quatro já estão presos em decorrência de outras investigações - apenas Rocha Loures está em prisão domiciliar.
Inicialmente, os parlamentares foram denunciados pela PGR ao Supremo Tribunal Federal (STF) junto com o presidente Michel Temer. No entanto, no ano passado, a tramitação da denúncia contra Temer  foi suspensa por decisão da Câmara dos Deputados. Depois disso, o ministro Edson Fachin decidiu desmembrar o processo, enviando para a primeira instância as investigações contra os acusados sem foro privilegiado na Corte.