Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 6 de junho de 2018

SAÚDE E BEM-ESTAR. 22 PARA COMER IV – FRUTAS

Quarta, 6 de junho de 2018
Por
Aldemario Araujo


SAÚDE E BEM-ESTAR

50 textos (um a cada final de semana). Registros de uma caminhada em busca de saúde e bem-estar consistentes e duradouros. Veja todos os escritos em: http://www.aldemario.adv.br/saude.htm

22 PARA COMER IV – FRUTAS

As frutas estão entre os alimentos saudáveis. Naturais, sem adição de substâncias químicas ou submetidas a processamento pela indústria alimentícia, figuram com destaque em hábitos alimentares voltados para a manutenção e desenvolvimento da saúde. Elas: a) são importantes fontes de micronutrientes; b) oferecem fibras; c) auxiliam na manutenção do peso adequado e d) são ricas em fitoquímicos (elementos que reduzem os riscos das principais doenças).

Destaca-se, com frequência, que o açúcar das frutas (a frutose) possui um metabolismo muito específico e prejudicial ao organismo. A glicose na corrente sanguínea induz a liberação de insulina pelo pâncreas para viabilizar sua chegada às células. Com a frutose é diferente. O processamento ocorre no fígado. Porém, de forma simplificada, o órgão pode não conseguir processar de maneira suficientemente rápida. Assim, verifica-se o armazenamento da frutose como gordura e o envio para a corrente sanguínea como triglicerídeos. Veja o seguinte vídeo:

No entanto, a nocividade referida ocorre quando a frutose é separada das fibras encontradas nas frutas. Essas fibras interferem na absorção da frutose. O processo é retardado, a absorção mais lenta e a sensação de saciedade acentuada. É exatamente por essa razão que se recomenda evitar os sucos de frutas (muita frutose e nenhuma, ou quase nenhuma, fibra). Registre-se, mais uma vez, que a indústria alimentícia acrescenta grandes quantidades de xarope de milho com alto teor de frutose aos seus produtos processados e ultraprocessados.

É altamente recomendável optar por frutas e verduras orgânicas. Evitam-se, assim, os resíduos de agrotóxicos presentes em consideráveis quantidades nesses alimentos quando cultivados nas formas usuais e dominantes.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas para e Agricultura e Alimentação (FAO) anunciaram hoje [9 de novembro de 2002] uma estratégia integrada para promover um maior consumo de frutas e verduras. Estima-se que o baixo consumo de frutas e verduras cause cerca de 2,7 milhões de mortes a cada ano e está entre os 10 maiores fatores de risco que contribuem para a mortalidade, segundo o World Health Report 2002 (…) O relatório recém-publicado entitulado ‘Consulta Conjunta de Especialistas da OMS/FAO sobre Alimentação, Nutrição e Prevenção de Doenças Crônicas’ recomenda o consumo mínimo de 400g de frutas e verduras por dia (excluindo batatas e outros tubérculos) para a prevenção de doenças crônicas como cardiopatias, câncer, diabetes tipo 2 e obesidade. Segundo as duas organizações, o consumo de uma ampla variedade de frutas e verduras assegura uma dose adequada da maioria dos micronutrientes, fibras e outras substâncias essenciais. O aumento do consumo de frutas e verduras também pode substituir o consumo excessivo de alimentos que contêm muita gordura saturada, açúcar e sal” (http://www.who.int/dietphysicalactivity/publications/releases/pr84/en/).

Em 2014, o Ministério da Saúde divulgou dados da “Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel)”. Segundo essa pesquisa, somente 24,1% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os homens, apenas 19,3% atendem às prescrições da OMS. Entre as mulheres, o consumo alcança 28,3% do total.

Confira alguns vídeos acerca das frutas mais indicadas por seus benefícios para a saúde:

a) abacate

b) banana

c) uva

d) maçã



g) abacaxi

h) açaí

i) morango

j) mamão

k) goiaba

l) manga

Dispense uma especial atenção ao limão. Veja uma boa fonte de informação sobre essa fruta em: https://www.docelimao.com.br/site/limao.html.