Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

VLT: e esse trem que não anda

Sexta, 2 de agosto de 2019
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Há quase uma década, a linha atual do metrô já poderia ter chegado ao Setor O da Ceilândia, na Expansão de Samambaia e nas imediações do Hran, na Asa Norte. Os recursos foram liberados no governo Lula ao governador Arruda e depois re-disponibilizados a todos os governos sucessivos até Rollemberg. Mas todos esses governadores perderam as oportunidades de contar com verbas federais para tocar essas obras.


Por Chico Sant’Anna
Um convênio com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU vai permitir o uso compartilhado das vias férreas visando a implantação do trem regional.

Não se empolgue leitor, isso é em Curitiba.

A cidade que na década de 1970 implantou o BRT, planeja agora usar as linhas férreas que cruzam a região metropolitana para implantar linhas regionais e urbanas de trem com o uso da tecnologia do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT. Por aqui, no Planalto Central, diria um mineiro, esse trem num anda. O VLT prometido por Ibaneis Rocha para rodar em fase de teste no final de janeiro, chega a agosto sem nenhuma perspectiva concreta. Ficou no rol das promessas de campanha não materializadas.