Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 14 de abril de 2020

2 anos sem Marielle: saiba tudo da nossa mobilização; Não nos calaremos!

Terça, 14 de abril de 2020

Não irão nos calar!



Olá, 

No dia 14 de março de 2020, completaram-se dois anos desde o brutal assassinato da defensora de direitos humanos Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes. Desde o primeiro dia, estamos mobilizados e mobilizadas por JUSTIÇA no mundo inteiro e, graças à sua ajuda, realizamos uma série de ações potentes nas redes sociais e nas ruas para marcar esta data tão simbólica. Foi preciso adaptar algumas atividades por conta da pandemia do coronavírus (sempre bom lembrar que, se puder, fique em casa!), mas conseguimos fortalecer ainda mais nosso pedido por respostas sobre o assassinato de Marielle e Anderson. Clique no vídeo abaixo e veja um pouquinho do que fizemos. Ah, depois compartilha nas suas redes 😉


Entre as atividades que realizamos, nós e a família de Marielle Franco nos encontramos com o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e com o Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem. Foi um momento crucial para que eles renovassem publicamente seus compromissos com as investigações para identificar e levar à justiça todos os envolvidos no crime, assim como esclarecer as motivações. E claro, prestar contas do que foi feito no último ano para garantir justiça. Saímos dos dois encontros com a promessa de um diálogo constante sobre o andamento das apurações, como um instrumento de transparência.  Um importante passo para todos nós e para as famílias de Marielle e de Anderson!

Além disso, no sábado, dia 14, data em que os assassinatos completaram dois anos, andamos com dois pontos de interrogação gigantes pela cidade do Rio de Janeiro, para chamar atenção para as perguntas que orientam nossa mobilização: quem mandou matar Marielle, e por quê?


E olha que potente! Nas redes sociais, milhares de pessoas como você,     , fizeram ecoar nossos questionamentos, afirmando em alto e bom som: #EuTambémQueroSaber.


São dois anos de muita dor, mas também de muita luta. Ainda faltam transparência e respostas por parte das autoridades. Defensoras e defensores de direitos humanos são pessoas que atuam por um mundo mais justo para todas e todos, são pessoas que se dedicam a garantir nossos direitos mais básicos. Infelizmente, Marielle Franco não foi a primeira defensora de direitos humanos assassinada no Brasil e, para nós, a falta de resolução do brutal assassinato da vereadora do Rio de Janeiro é um forte indicador de que as autoridades toleram as violências cometidas contra ativistas. 

Em nome da Anistia Internacional, gostaria de dizer: MUITO OBRIGADA! Não nos calaremos! Não iremos parar! A nossa mobilização continua forte. Conto com você!

Seguimos juntas e juntos,

Juliana Câmara
Coordenadora de Comunicação e Campanhas
Anistia Internacional Brasil