Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 8 de abril de 2020

#Coronavírus: “Saidinha” de Bolsonaro altera comportamento social do brasiliense

Quarta, 8 de abril de 2020
Por
Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Estudo da empresa In Loco mostra que desde o “passeio da morte”, feito pelo Presidente no domingo (29/3), muita gente na Capital Federal abandonou o isolamento contra o coronavírus.

Por Chico Sant’Anna

O passeio dominical do presidente Jair Bolsonaro, dia 29 de março, por Ceilândia, Taguatinga e Sudoeste, deixou marcas e alterou o comportamento social da população local. Embora o Distrito Federal venha apresentando os mais altos índices de isolamento social dentre as Unidades da Federação – atrás de Goiás e Rio Grande do Sul -, esses indicadores, após o périplo presidencial, apresentaram queda substancial, especialmente naquelas três localidades. É o que aponta levantamento elaborado pela empresa In Loco, que monitora pelo GPS a movimentação das pessoas que usam telefone celular.

A In Loco usa uma tecnologia que analisa o comportamento de localização de 60 milhões de brasileiros em todo o País. Ela permite mapear a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas e medir quais apontam maior distanciamento social. Ou seja, aquelas que estão saindo de casa e não estão respeitando a orientação de permanecer em quarentena.