Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 7 de maio de 2021

STF: Fachin vê indícios de "execução arbitrária" no Jacarezinho e pede investigação da PGR

Sexta, 7 de maio de 2021

Sangue na escadaria de uma casa no Jacarezinho - Reprodução / Twitter 

Supremo colocou em pauta "ADPF das Favelas" para definir excepcionalidade de operações policiais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ)

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou da Procuradoria-Geral da República (PGR) investigação da chacina de pelo menos 25 pessoas no Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (6). 

Ele enviou à PGR vídeos enviados ao seu gabinete pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No ofício encaminhado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, Fachin afirma que "os fatos relatados parecem graves e, em um dos vídeos, há indícios de atos que, em tese, poderiam configurar execução arbitrária".

Leia mais: Moradores do Jacarezinho realizam protesto após massacre na favela carioca

O ministro do Supremo pediu a Aras a adoção das providências devidas no caso e pediu, na condição de relator, para ser informado "das medidas tomadas e, eventualmente, da responsabilização dos envolvidos nos fatos constantes do vídeo".

Fachin é o relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como a “ADPF das favelas”, e proibiu operações em favelas durante a pandemia da covid-19 em junho do ano passado.

A ação havia sido requerida no STF por lideranças de movimentos populares e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Leia também: Operação no Jacarezinho foi 2ª maior chacina da história do RJ, diz ONG Fogo Cruzado

Votação

Entre os dias 21 e 28 de maio, o Supremo deve definir de forma mais clara quais são as situações consideradas excepcionais para que sejam autorizadas as operações policiais em favelas. O pedido no ajuizamento da ADPF foi atendido por Fachin horas depois da chacina no Jacarezinho.

Na manhã da última quinta-feira (6), circularam nas redes sociais vídeos da ação de policiais durante a operação. Moradores da localidade também relataram abuso de poder por parte do Estado. Nesta sexta-feira (7), familiares e amigos dos mortos na chacina estiveram no Instituto Médico Legal (IML), no Centro do Rio, para o reconhecimento dos corpos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda