Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Cultura: profissionais cobram do GDF liberação integral dos recursos do FAC

Quarta, 28 de julho de 2021

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Profissionais da área da Cultura reivindicam os editais para seleção dos projetos a serem financiados. Cerca de R$ 100 milhões estariam em caixa. Essa não é a primeira vez nessa Pandemia que eles são obrigados a pressionar o GDF. No ano passado foi a mesma luta. Foto de Luiza Garonce/G1

O GDF, dizem os artistas e produtores culturais, estaria cogitando em usar os recursos depositados no Fundo para outros fins e cobram da secretaria de Cultura e Economia Criativa, o “minucioso respeito” aos ditames da Lei 934/2017. Em especial o calendário de publicação do segundo bloco de editais referentes ao ano de 2021, da forma que está assegurado na Lei. Ela prevê que até 31 de agosto de cada ano, é lançado o segundo bloco de editais, com todo o saldo financeiro remanescente no ano em curso.

Por Chico Sant’Anna

Mais uma vez os profissionais da Cultura do Distrito Federal entram em colisão com o GDF. Movimentos de cultura, fóruns, coletivos, grupos, artistas, produtores, técnicos da cultura do DF divulgaram manifesto de repúdio “às tentativas do GDF, por meio da secretaria de Economia, de contingenciar o Fundo de Apoio à Cultura do DF, usando como base a Emenda Constitucional 109/2021. As estimativas são de que o FAC teria em caixa um montante da ordem de R$ 100 milhões.

Estão na dependência da liberação dessa verba cineastas, cantores, atores, artistas plásticos, escritores, dramaturgos, videomakers…, enfim uma gama bastante diversa de profissionais, bem como daqueles que orbitam em torno da atividade cultural. Os artistas e demais profissionais da Cultura tem no Fundo de Apoio à Cultura a principal fonte de fomento. O setor cultural é responsável por movimentar uma longa e complexa cadeia produtiva, gerando renda e empregos. Essa não é a primeira vez que os artistas e produtores culturais lutam para ver funcionar integralmente o Fundo de Apoio a Cultura. No governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) foram vários os embates.