Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 24 de julho de 2021

Advogados Públicos Federais indicam nomes para o cargo de Advogado-Geral da União

Sábado, 24 de julho de 2021



A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) encerrou na noite de ontem (22), a eleição para a seleção dos quatro nomes que serão indicados como sucessores de André Mendonça. Diferentemente de outras listas, a Anafe conta com uma indicação para cada carreira. São elas: o Advogado da União Ricardo Wey Rodrigues; o Procurador da Fazenda Nacional Aldemario Araujo Castro; o Procurador do Banco Central Lademir Gomes da Rocha; e o Procurador Federal Marcelo de Siqueira Freitas, que obtiveram mais votos nas respectivas carreiras.

"O reconhecimento pessoal realizado pelos advogados públicos federais deve ser entendido e tratado como meio de concretização de um modelo que envolva, pelo menos, as seguintes premissas:
a) implementação efetiva de uma gestão democrática e participativa, em especial nas principais definições de planejamento, direção e controle da atividade jurídica;
b) respeito, no plano prático, à independência técnica dos profissionais do Direito;
c) realização de uma Advocacia de Estado autônoma, construtiva e voltada para a efetividade das políticas públicas e
d) fortalecimento da Advocacia Pública Federal com a unificação de suas carreiras jurídicas, paridade de tratamento em relação às demais Funções Essenciais à Justiça e organização de uma carreira de apoio administrativo especializada" (Aldemario Araujo Castro).