Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Eu e você no Congresso Nacional

Quinta, 29 de julho de 2021

Querida comunidade brasileira,

Acreditar que a união de pessoas diferentes promoverá mudanças é um dos motivos porque você recebe nossos e-mails e semana após semana, com poucos cliques, enfrentamos muitas batalhas no Brasil e no mundo. 

Pela primeira vez, tenho receio de que nossa bela diversidade seja expulsa da política.

Políticos do Centrão —aqueles que se importam apenas com poder e dinheiro— estão tentando mudar as regras da eleição para ficarem no poder e impedir que gente como a gente chegue lá. Como eu, você e seus netos e netas. Essas mudanças farão com que cerca de 30% da população decida todos os nossos representantes. Impedirão que mulheres sejam eleitas. Colocarão apenas pessoas MUITO ricas no Congresso. 

Precisamos impedir que esse sistema - o Distritão - destrua o sonho de tantas e tantos de nós, de construir um Brasil melhor, que cuide de todos e onde caiba cada um de nós. Junte-se nessa campanha para defender uma política para todos os brasileiros e brasileiras, com todas as nossas diferenças:


Cresci ouvindo meu pai dizer que poderia ser tudo que eu quisesse, até presidente. Apostei tanto nesta ideia tanto que hoje sirvo um movimento que representa tudo que acredito: pessoas que pensam diferente entre si movem e mudam o mundo quando se unem em causas comuns. E, se não agirmos, esse sonho de mudança pode acabar.

Se o Distritão for aprovado, nosso parlamento correrá o risco de representar apenas uma parte da população, aqueles que são muito ricos e poderosos, esquecendo de toda a diversidade do povo brasileiro. Que metade de nós são negros. Que metade de nós somos mulheres. Que viemos de estados, culturas, profissões e sotaques diversos. E que todos precisamos poder chegar lá e lutar por nossas ideias, por mais diferentes que sejam.

É por cada um de nós e por todos nós que cada assinatura conta. Se fizermos muito barulho, os coronéis da velha política não conseguirão aprovar uma mudança tão tenebrosa na calada da noite. Assine e convença mais uma pessoa a assinar também.


A força da nossa comunidade é a mesma do Brasil: nossas diferenças. Temos a possibilidade de construir diálogos e pontes entre opostos. Juntos já conseguimos mudanças fabulosas como a Lei Ficha Limpa e a proteção de partes da Amazônia. Juntos precisamos garantir que o Congresso ainda seja feito pelo povo. Onde encontraremos Lauras, Diegos, Lilians, Ana Paulas, Luises, Alexes, Nanas e tantos brasileiros diferentes, ou seus filhos e filhas, netos e netas. É por esse futuro.

Com esperança no futuro, 

Laura com Diego, Lilian, Ana Paula, Nana, Luis, Alex e todo o time da Avaaz.

PS: Essa é uma foto minha e de meu colega Diego, juntos ao deputado Alessandro Molon, em 2018, entregando uma de nossas campanhas à presidente do STF.


Mais informações: