Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 29 de março de 2022

Indicado por Bolsonaro para a presidência da Petrobrás foi vetado para o CNPE

Terça, 29 de março de 2022


Ilustração CBIE

Ilustração CBIE


AEPET
Publicado em 29/03/2022

Tribunal de Contas da União vetou o nome de Adriano Pires para o Conselho Nacional de Política Energética

Nessa segunda-feira (28) O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque confirmou a troca no comando da Petrobrás, destituindo o general Luna e Silva. Para seu lugar, o presidente Jair Bolsonaro indicou Adriano Pires, sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Adriano Pires é graduado em Economia, e possui Doutorado em Economia Industrial pela Universidade de Paris XIII. No CBIE, coordena projetos e estudos para a indústria de gás natural, a política nacional de combustíveis, o mercado de derivados de petróleo e gás natural.

Foi essa atuação que levou o Ministério Público a pedir que a nomeação de Pires para o CNPE fosse vetada. O pedido foi feito em 2018 e a decisão final do TCU tomada em março de 2020

Clique aqui para ler a decisão do TCU

O Centro Brasileiro de Infraestrutura, fundado por Pires, se apresenta assim:

“atuamos nos mercados de petróleo e seus derivados, gás natural, energia elétrica e fontes de energia renovável; levando em conta a interdependência existente entre estes mercados.

Nossos serviços apóiam os tomadores de decisão na formulação de estratégias de sucesso face às rápidas mudanças e incertezas do mercado.

Assessoramos nossos clientes no desenvolvimento de estratégias para explorar novas oportunidades de negócios e para minimizar novos riscos.
Apoiamos o desenvolvimento de estratégias regulatórias e o relacionamento com órgãos reguladores e de defesa da concorrência.

Nossos clientes são empresas atuantes nos vários segmentos do mercado de eletricidade, gás natural, petróleo e fontes renováveis de energia.”

Adriano Pires é sempre fonte de informação da imprensa tradicional, defendendo a completa abertura do mercado energético nacional, a entrega do pré-sal e o desmonte da Petrobrás.