Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 22 de março de 2022

AMA: Associação que atende autistas no DF tem 13 dias para desocupar imóvel do governo

Terça, 22 de março de 2022
Associação oferece atendimento gratuito único para pessoas autistas no DF - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Apesar da promessa da Secretaria de Saúde, suspensão do despejo até agora não foi efetivada

Pedro Rafael Vilela
Brasil de Fato | Brasília (DF)

No mês passado, o Governo do Distrito Federal (GDF) havia prometido suspender a ação de desocupação da sede do Instituto de Saúde Mental pela Associação dos Amigos dos Autistas do Distrito Federal (AMA-DF). No entanto, faltando menos de duas semanas para o fim prazo legal de desocupação, a presidente da Associação, Gisele Montenegro, informou nesta segunda-feira (21) que a medida não foi revertida.

"Faltam 13 dias para que a AMA desocupe o local em que se encontra há 35 anos! A decisão determinando o despejo da entidade nunca foi oficialmente suspensa", postou nas redes sociais.

A AMA-DF oferece atendimento individualizado diário para jovens e adultos com autismo. Localizada no Riacho Fundo I, região administrativa do Distrito Federal, a entidade promove atividades físicas, como caminhada, jogos e natação, terapia individual, oficinas de artesanato, oficina de cozinha experimental, jardinagem e horta, além de atendimento psicológico para os atendidos e suas famílias.


A instituição é detentora do título de Utilidade Pública do Distrito Federal, concedido por meio do Decreto nº 30.963, de 27 de outubro de 2009, e registrada no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal. Apesar disso, no dia 31 de janeiro deste ano, a AMA recebeu uma notificação da Secretaria de Saúde que determina a desocupação da sede do Instituto de Saúde Mental, localizado no Riacho Fundo I. No despacho, a pasta determina que a Associação adotasse, “no prazo de 60 dias, as providências para a desocupação administrativa do referido imóvel".

O Brasil de Fato procurou a Secretaria de Saúde para questionar porque a suspensão da ação de reintegração de posse não foi efetivada e também para saber das alternativas para a manutenção do trabalho da AMA. A pasta não respondeu até o fechamento da matéria, mas o espaço segue aberto para manifestação.

Reintegração de posse

A ação judicial de reintegração de posse foi ajuizada em 2017, sendo julgada procedente em 2019. Assim, a AMA perdeu o direito de permanecer no local, onde ficou determinada a saída do local no ano de 2021.


A Secretaria de Saúde já havia informado anteriormente que não existe convênio que regularize a permanência da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) no local em que ela ainda se encontra.


Edição: Flávia Quirino