Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 10 de abril de 2022

Guedes quer urgência para privatizar a Eletrobras

Domingo, 10 de abril de 2022

Da Auditoria Cidadã da Dívida

O jornal Correio Braziliense noticia nesta sexta-feira (8) que, em debate no Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro da Economia Paulo Guedes usou até a guerra da Ucrânia como justificativa para acelerar a entrega da maior empresa energética da América Latina ao capital privado.
 
O modelo de privatização em curso é a ampliação das ações da companhia que serão vendidas ao setor privado, o qual passará a controlar a Eletrobras.
 
A coordenadora nacional da ACD questiona: “Já imaginaram uma ‘política de preço de energia’ para atender acionistas e interesses privados, como estamos vendo hoje na insana Política de Preços de Paridade de Importação (PPI) na Petrobras? Essa será mais uma forma de extrair dinheiro do povo, pois as contas de luz irão aumentar absurdamente, tal como os combustíveis. Assim o povo como um todo é sacrificado para transferir dinheiro das elevadas tarifas aos bancos, fundos financeiros e grandes corporações que têm acesso a essas ações que se pretende lançar com a privatização da empresa”.
 
A Auditoria Cidadã da Dívida tem alertado ainda que, com a privatização da Eletrobras, todo o controle das bacias hidrográficas do país estarão nas mãos desses acionistas privados e submetidas às suas decisões! Estamos entregando a soberania nacional!
 
As insanas privatizações que vêm sendo praticadas no Brasil garantem lucros estratosféricos aos acionistas privados, ao mesmo tempo em que empurram perdas aos cofres públicos e aumentam os preços para a população. Atualmente, a Petrobras é gerida por fundo financeiro de Nova Iorque. Qual será a maior preocupação deles: garantir o bem-estar e preços acessíveis para a população brasileira ou lucrar sempre que possível? É isso o que queremos para a Eletrobras? O povo refém do mercado e sendo diariamente muito roubado?! O TCU precisa rejeitar este absurdo!