Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 10 de abril de 2022

TCDF apura possíveis IRREGULARIDADES no Hospital Cidade do Sol — antigo Hospital de Campanha de Ceilândia; não seria também caos?

Domingo, 10 de abril de 2022

Do TCDF
Por Maria Vasconcelos

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou que a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) dê explicações sobre de supostas irregularidades no Hospital Cidade do Sol, situado na Região Administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol. O hospital – inicialmente construído como Hospital de Campanha de Ceilândia para atender a pacientes acometidos pela Covid-19 – foi reaberto com novo nome e começou a receber pacientes no dia 26 de janeiro (Processo nº 00600-00002890/2022-30).

Na sessão plenária da última quarta-feira, dia 6 de abril, o TCDF acolheu uma representação do Ministério Público junto ao TCDF (MPjTCDF), tratando de irregularidades apontadas em uma vistoria realizada no hospital pelo Sindicato dos Médicos do DF (SindMedico) no dia 5 de fevereiro.

De acordo com o Relatório de Vistoria feito à época, o hospital não possui corpo clínico próprio nem equipamentos para a realização de exames médicos – como exames de sangue e exames de imagens. Além da falta de médicos para o atendimento a pacientes, haveria enfermeiros em desvio de função. O hospital também não teria áreas adequadas para acolhimento de pacientes nem para realização de consultas. A conclusão do relatório é que “a edificação é um galpão que funciona como enfermaria avançada do HRC”.

De acordo com a decisão do Tribunal de Contas, a SES/DF tem o prazo de 15 dias para se manifestar sobre as supostas irregularidades. O prazo é contado a partir da notificação oficial.