Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Mobilidade: Ministério Público do DF questiona Nova Saída Norte

Quarta, 18 de maio de 2022


Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

A Rede Urbanidade manifesta-se contraria ao projeto Nova Saída Norte. “Entendemos que os recursos públicos podem e devem ser empregados com o objetivo de reverter a política de incentivo ao automóvel e criar uma rede integrada de transporte, ampliando assim o uso do transporte coletivo e reduzindo a participação dos deslocamentos por automóvel” – assinala o documento encaminhado.

Por Chico Sant’Anna

O Ministério Público do DF não está convencido da necessidade e da capacidade resolutiva da Nova Saída Norte, proposta pelo GDF, a um custo estimado de R$ 4 bilhões. A Rede Urbanidade, um coletivo de entidades voltado a promoção da mobilidade sustentável no Distrito Federal, liderada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística – Prourb, enviou um questionário a secretaria de Mobilidade Urbana – Semob, pedindo mais esclarecimentos sobre o projeto. O documento de onze páginas e 45 perguntas é amplo. Trata de questões ambientais, urbanísticas, de mobilidade ativa e sobre a atualidade tecnológica da proposta do governo, que foi idealizada há mais de uma década.


A Rede Urbanidade manifestou-se contraria ao projeto Nova Saída Norte. “Entendemos que os recursos públicos podem e devem ser empregados com o objetivo de reverter a política de incentivo ao automóvel e criar uma rede integrada de transporte, ampliando assim o uso do transporte coletivo e reduzindo a participação dos deslocamentos por automóvel” – assinala o documento encaminhado.


Uma das dúvidas explicitadas diz respeito à ampliação da Saída Norte tradicional. “Ainda se faz necessária uma obra (Nova Saída Norte) dessa magnitude” questionam e lembram que a Saída Norte tradicional não está conclusa – ela deve chegar até Planaltina.