Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Pianista Diego Caetano se apresenta nesta sexta (27) no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson

Quinta, 26 de maio de 2022



O espetáculo, na Casa Thomas Jefferson da SEP SUL 706/906, tem entrada gratuita

O pianista brasileiro Diego Caetano será a atração desta semana das Sextas Musicais no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP SUL 706/906. O concerto do artista, que se apresenta regularmente como solista e camerista nos Estados Unidos, Brasil, Chile, Europa, Ásia e África, será nesta sexta-feira (27), às 20h, com entrada gratuita.

No programa da apresentação, estão peças como Preludio de Mirambel Nº 1, de Antón Garcia-Abril; Arabesque, Op.61, de Cécile Chaminade; Intermezzo in A – flat major, de Francis Poulenc, entre outras.

Além de público presencial no CTJ Hall, a transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais, será mantida em todos os espetáculos. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

Sobre o artista

Considerado pelo jornal italiano La Stampa um pianista de “técnica e musicalidade brilhantes,” Diego Caetano já se apresentou nas principais salas de concertos do mundo, como Carnegie Hall de Nova York, Philia Hall em Yokohama, Palácio da Foz em Lisboa e Royal Albert Hall em Londres.

Como solista convidado, Diego Caetano teve a oportunidade de tocar sob direção de maestros como Michael Palmer, Guilherme Bernstein, Neil Thomson, Paul Hostetter, Rodrigo de Carvalho, Mario Aschauer, Joaquim Jayme, Daniel Guedes, entre outros. Apareceu também em temporadas do Festival Musical Grand Teton, Louisiana International Piano Series, Conservatory Music of the Mountains de Durango, Asia Pacific Saxophone Academy de Bangkok e Festival Internacional de Música Contemporânea do Rio de Janeiro.

Como defensor da música de concerto de compositores vivos, Diego Caetano fez a première de obras de Robert Spillman, Anne Guzzo, Marlos Nobre, Roger Goeb e Guilherme Bernstein.

O pianista tem apresentado sobre a ansiedade da performance, técnicas efetivas de estudo do piano e obras pedagógicas de compositores brasileiros em conferências nacionais e internacionais, além de ministrar masterclasses em várias universidades e conservatórios pelo mundo. Tem sido convidado para fazer parte do júri de concursos nacionais e internacionais de piano e seus alunos têm sido premiados em concursos internacionais de piano.

Ele mantém uma carreira de música de câmara bastante ativa, fazendo parte do Duo Lispector com o violinista russo Evgeny Zvonnikov e o duo Resch - Caetano com o tenor alemão Richard Resch. Recentemente, o Duo Lispector lançou o álbum French Connection: Violin Sonatas of the 20th Century pelo selo italiano DaVinci Classics.

Possui mais de 50 prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, destacando-se: 1º lugar no Bonn Prize International Music Competition (Alemanha), 1º lugar no Citta` di Massa Concorso per Giovani Musicisti (Itália), 1º lugar Hors Concours no Concurso Internacional de Bucareste na Romênia, 1º lugar no London Grand Prix Virtuoso (Londres), 1º lugar no Carnegie Hall Debut Concerto Competition (EUA), 1º lugar no MTNA - Steinway & Sons International Competition (EUA), 1º lugar no Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella (Brasil), entre outros.

Ganhou o prêmio Arnaldo Estrella de melhor intérprete de música brasileira e recebeu o prêmio de melhor intérprete de música espanhola no Concurso Internacional de Piano HRH Lalla Meryem de Rabat, no Marrocos.

Diego Caetano começou seus estudos de piano em Goiás. Concluiu com nota máxima o Doutorado em Artes Musicais - Piano Performance pela Universidade do Colorado, em Boulder (EUA), Mestrado em Música - Piano Performance pela Universidade do Wyoming (EUA) e Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Goiás. Teve como professores David Korevaar, Bob Spillman, Theresa Bogard, Maria Helena Jayme e Lílian Carneiro de Mendonça, e aperfeiçoou-se com a professora Nadezhda Eismont no Conservatório de São Petersburgo (Rússia).

Diego Caetano é o co-fundador e diretor artístico no Ávila International Music Festival em Ávila (Espanha) e presidente da World Piano Teachers Association - Texas. Atualmente, é professor de piano na Sam Houston State University e é um artista Shigeru Kawai.

A Casa Thomas Jefferson e Brasília

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.


Serviço

Sextas Musicais presencial e on live streaming

Diego Caetano, pianista

Quando: Sexta-feira, 27 de maio

Horário: 20h

Classificação indicativa: Livre

Com público presencial no CTJ Hall - Casa Thomas

Jefferson na SEP-Sul 706/906 e transmissão ao vivo no YouTube da Casa Thomas Jefferson


Fonte: Fonte: Eixos Comunicação