Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Montadoras não vieram; demissões, sim; Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Sexta, 20 de maio de 2022



Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.
18 De Maio De 2022


Quando a Ford fechou sua fábrica em Taubaté (SP), em janeiro do ano passado, João Doria e Jair Bolsonaro foram à mídia disputar quem levaria outra montadora para ocupar o local. Cerca de 800 trabalhadores perderam seus empregos. O então governador de São Paulo afirmou que havia duas empresas interessadas em comprar o espaço.

Em Brasília, o Governo Federal disse sondar empresas chinesas para ocupar o lugar da norte-americana. Por ironia, uma das pretendentes seria a Chery, que tem uma unidade em Jacareí – que agora tenta fechar, demitindo quase 500 trabalhadores.

Nesta quinta, foi anunciado que a São José Desenvolvimento Imobiliário comprará o local da fábrica da Ford. Em São Bernardo, também em terreno que era da montadora dos EUA, a construtora abriu um galpão logístico.

Além do gogó, Doria e Bolsonaro têm em comum a pretensão de se eleger presidente em outubro.


General inverno contra Bolsonaro

Foi só fazer um friozinho e os preços de legumes, verduras e frutas voltaram a aumentar.


Inflação não vai a menos de 8%

“É difícil acreditar que a inflação poderá recuar dos atuais 12% para menos de 8% em 8 meses. Pelo menos não com as perspectivas de novas revisões de preços e repasses que ainda não chegaram ao consumidor final”, aponta Mariana Gonzalez, especialista em mercado financeiro do ISAE Escola de Negócios.

Para quem tem dinheiro para investir, Mariana títulos atrelados ao CDI e ao IPCA. Podem ser em títulos públicos (Tesouro Direto) ou bancários (CDB, LCI e LCA). Alguns papéis de créditos privados são isentos de Imposto de Renda para o investidor pessoa física, mas merecem uma análise cuidadosa quanto a qualidade financeira da empresa emissora.


Guerra civil

Robert Reich, que foi secretário de Trabalho de Bill Clinton, acredita que a segunda guerra civil norte-americana já está acontecendo (título de artigo dele no britânico The Guardian): um País urbano, jovem e etnicamente diverso e outro rural ou exurbano, branco e mais velho.


Rápidas

Até o dia 31, a Unicef estará presente nas unidades Recreio e Abelardo Bueno do Supermercados Mundial para conseguir doadores fixos entre os mais de 10 mil clientes diários que passam em cada loja *** A Casa&Video será a principal patrocinadora do maior desafio universitário do mundo – o TETRIX Challenge. A varejista também selecionará jovens talentos. As inscrições vão até 14 de agosto *** A TeamViewer anuncia que o executivo Michael Wilkens se tornará Diretor Financeiro (CFO) e membro do Conselho de Administração da TeamViewer AG a partir de 1º de setembro de 2022 *** O projeto Plataforma Democrática (Fundação FHC e Centro Edelstein de Pesquisas Sociais) apresenta o livro Religião, Democracia e Educação no Brasil, organizado por Bernardo Sorj e Sergio Fausto, disponível aqui.




Marcos De Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil