Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ato lançará Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão

Quarta, 13 de abril de 2011
Da Radioagência Pulsa Brasil
Na próxima terça-feira (19/04), um ato público lançará a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular. O ato será realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.


A Frente é formada por parlamentares e organizações da sociedade civil. O objetivo é defender e acompanhar iniciativas que ampliem o direito à liberdade de expressão e o direito à comunicação no parlamento.

A Deputada Luiza Erundina (PSB/SP), propositora da Frente, acredita que essa iniciativa poderá contribuir para a liberdade de expressão e a própria democracia no país. 

Convocatórias da sociedade civil convidando entidades para compor a frente avaliam que 2011 será decisivo para a democratização da comunicação no país. Neste ano uma nova lei de comunicações deve ser enviada pelo ministério ao Congresso Nacional. Além disso, o governo pretende massificar a internet com o Plano Nacional de Banda Larga.

No ato público será aprovado o manifesto e o estatuto da Frente. E também será escolhida a coordenação do grupo com deputados e representantes de organizações da sociedade civil.

Atualmente formam a coordenação provisória da Frente os depudados Luiza Erundina, Emiliano José (PT/BA), Jean Wyllys (PSOL-RJ), Luciana Santos (PCdoB/PE) e Paulo Pimenta (PT/RS).

São 35 as entidades da sociedade que fazem parte do grupo hoje, mas o número deve aumentar. Entre as organizações estão a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc), Intervozes, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Artigo 19, Associação de Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e Associação de Juízes para a Democracia. (pulsar)