Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 30 de julho de 2012

MPF em Marília recomenda ao Hospital das Clínicas controle eletrônico de presença para médicos

Segunda, 30 de julho de 2012
Do MPF em São Paulo
Cartazes deverão informar aos pacientes os nomes dos médicos de plantão

O Ministério Público Federal recomendou ao Hospital das Clínicas de Marília, unidades Clínico Cirúrgica e Materno Infantil, que realize o controle eletrônico de presença de médicos, enfermeiros e demais servidores plantonistas. Também foi recomendado ao hospital que exponha diariamente, com cartazes visíveis, os nomes dos médicos em escala de plantão.

O diretor técnico da unidade cirúrgica, Roberto Guzzardi e o da unidade infantil,  Antônio Carlos Ribeiro tem até 45 dias para notificar o MPF sobre as medidas adotadas para cumprir essas recomendações.

Em julho, o MPF instaurou um inquérito para apurar supostas irregularidades nos plantões médicos. Foi constatado que, nas duas unidades citadas, houve diversas ausências injustificadas dos médicos, colocando em risco a vida de diversas pessoas que necessitam de atendimento. Não há informações se essas ausências foram remuneradas, o que pode configurar ato de improbidade administrativa.

O procurador da República Jefferson Aparecido Dias considerou que há falta de informação aos pacientes e ao público em geral quanto aos médicos escalados para plantão e há fragilidade do sistema de controle da presença dos médicos plantonistas.

Segundo ele, “ a assiduidade e a pontualidade dos médicos plantonistas nas unidades de saúde são condições essenciais para a promoção da saúde das pessoas”. Portanto, tal situação põe em risco a saúde de diversos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e fere a Constituição ao impedir o acesso universal aos serviços de saúde e, também, ao não divulgar adequadamente informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelos usuários.