Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 31 de março de 2015

Brasil envia pedido de cooperação à França para investigar caso SwissLeaks

Terça, 31 de março de 2015
Do MPF
As informações vão embasar procedimento de cooperação internacional no MPF e inquérito policial em trâmite na PF

Por solicitação do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF), o Ministério da Justiça enviou à França pedido de cooperação jurídica internacional para obtenção de acesso aos dados brutos obtidos pelas autoridades francesas. As informações vão embasar procedimento de cooperação internacional sobre o caso HSBC Private Bank (SwissLeaks) no MPF e inquérito policial em trâmite na PF. As autoridades nacionais também solicitaram que investigadores e peritos brasileiros se desloquem à França para analisar o material in loco.
 
O secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, destaca a atuação coordenada e articulada do Estado brasileiro no processo de apuração de eventuais crimes, bem como a importância do sistema de cooperação jurídica internacional.

Para o secretário de Cooperação Internacional da PGR, procurador regional da República Vladimir Aras, o Brasil vai aproveitar a cooperação da França, que já compartilhou os dados com outros países. “Os órgãos envolvidos vão analisar se existem indícios de que esse dinheiro tenha sido enviado de forma ilegal ou seja de fontes ilícitas para tomar as providências cabíveis. O Ministério Público e a Polícia Federal vão atuar juntos no caso."

O delegado Áderson Vieira Leite, Chefe da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros do DPF, ressaltou a importância do trabalho em conjunto entre os órgãos de controle e repressão do Estado Brasileiro, inclusive da Receita Federal, "o que tem sido um fator de agilidade na tomada das decisões".

O requerimento para obtenção das informações foi enviado pelo Departamento de Polícia Federal e pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Procuradoria Geral da República ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça, que é a autoridade central responsável por encaminhar o pedido ao Ministério da Justiça da República Francesa.