Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 2 de junho de 2015

Doze cooperativas ocuparão centros de triagem no DF

Terça, 2 de junho de 2015
Da Ascom Sema
Seis centros serão ocupados. Três estão em reforma e três novos serão construídos.

 Foto: O que acontece em um centro de triagem, Pura Reciclagem.


Novos centros de triagem e reciclagem serão construídos em Brasília para aumentar a produtividade dos catadores e reduzir riscos de acidentes na separação dos resíduos. A primeira etapa da ação prevê a reforma de três e a construção de outros três centros. O projeto vai beneficiar 2,4 mil catadores, do total de 5mil existentes no Distrito Federal.

A construção dos centros também é necessária para o encerramento das atividades do lixão e para a implantação efetiva da coleta seletiva no DF. “A seleção das cooperativas e associações tem o objetivo de integrar a sociedade na gestão participativa e transparente desse processo”, informou Luiz Roberto Pires, coordenador de políticas de resíduos sólidos da secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF).

Em 21 de maio, foi homologado e publicado o resultado final do processo de seleção das cooperativas ou associações que ocuparão os centros. A seleção foi para áreas do Serviço de Limpeza Urbana e da Central das Cooperativas do DF (CENTCOOP).

Os centros serão construídos em parceria do governo de Brasília com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A homologação foi realizada pelo conselho gestor do projeto, que listou 20 cooperativas ou associações habilitadas e destas, 12 estão selecionadas para ocupação e mandato de até três anos, conforme previsto na chamada pública.

A homologação do resultado torna o governo de Brasília apto a receber os recursos do BNDES para o início das obras de construção dos centros, reforma dos galpões já existentes e aquisição de equipamentos.



Confira as cooperativas e associações selecionadas:

[Dê um clique sobre a imagem abaixo para ampliá-la.]


Resultado final publicado no Diário Oficial do Distrito Federal em 21 de maio de 2015.