Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Privatização dos serviços e gestão do Hospital de Base passa em Comissão da CLDF. Agaciel Maia (PR) e Delmasso (Podemos) [podemos o quê?] votaram a favor. Celina Leão, contra. Roberto Negreiros se omitiu de votar. Mas ainda tem jogo

Segunda, 8 de maio de 2017

Da CLDF


Delmasso afirmou que o seu voto favorável ao parecer guarda coerência com a sua trajetória: "Nas duas vezes em que me candidatei, defendi a descentralização e a desburocratização do setor de saúde". O parlamentar relatou ter conversado recentemente com o ex-governador Binho Marques, do Acre, primeiro estado brasileiro a implantar um sistema de serviço autônomo para toda a área de saúde, tendo obtido "excelentes resultados", segundo o gestor.
Celina Leão justificou seu voto contrário explicando não estar fazendo "meramente oposição". Segundo a deputada, se for realizado um levantamento em todas as organizações sociais no País, "chegaremos à conclusão de que há roubalheira". Ela ressaltou sua posição contra o modelo híbrido proposto – gestores públicos, compras privadas –, mas disse que apresentava alternativa: a implantação, na saúde, de um sistema semelhante ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), "que vem dando certo na educação".
Antes de chegar ao plenário, o PL 1.486/2017, que tem causado discussões acirradas no Legislativo, precisa ainda passar pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), que deve se reunir nesta quarta-feira (10).
Convite – A Comissão de Fiscalização aprovou ainda requerimento da deputada Celina Leão que convida a diretora-presidente da Agefis, Bruna Maria Peres Pinheiro da Silva, para prestar esclarecimentos, na próxima segunda-feira (15), às 14h, sobre agressão verbal contra morador da Ceilândia. Segundo a parlamentar, a presidente da agência, ao ser interpelada pelo morador, "classificou de grileiros todos os habitantes do Por do Sol e do Sol Nascente".
Marco Túlio Alencar - Coordenadoria de Comunicação Social
============
Da Ascom da deputada Celina Leão:
 
Celina Leão vota contra criação do Instituto Hospital de Base

A deputada Celina Leão (PPS) alertou, nesta segunda-feira (8), sobre o risco da aprovação do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), durante apreciação do Projeto de Lei 1.486/2017, que cria o Instituto, na Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara Legislativa. “Sou contra. E meu voto é não. Vim aqui com muita consciência. É um grande risco fazer 'laboratório' de um dos maiores patrimônios do DF, que é o Hospital de Base. Por isso, meu posicionamento não é o não pelo não. Sou coerente”. E completou: “os recursos para a saúde devem ser descentralizados, a exemplo do que acontece na Educação e está melhorando muito”.

Celina Leão esclareceu ainda que se for realizado um levantamento em todas as organizações sociais no País, a conclusão que se chegará é de tem havido corrupção e não tem uma que não tenha tido problema na gestão. “Minha posição é contra o modelo híbrido proposto composto por gestores públicos versus compras privadas. Mas uma saída, que serve como exemplo, é a implantação, na saúde, de um sistema semelhante ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), que vem dando certo na educação", reforçou.

O Projeto foi aprovado pela Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara Legislativa, com voto contrário da deputada Celina Leão, e parecer favorável ao texto, pelo deputado Agaciel Maia (PR), dois votos a favor e uma abstenção.

O PL 1.486/2017 segue agora para a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), que deve se reunir na próxima quarta-feira (10).