Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 2 de abril de 2018

MPDFT e Polícia Civil se reúnem para discutir violência doméstica no Gama

Segunda, 2 de abril de 2018
Do MPDF
Com o objetivo de integrar a Polícia Civil à Rede de Enfrentamento de Violência contra a Mulher do Gama, a Promotoria de Justiça da cidade promoveu, na última sexta-feira, 23 de março, encontro com as duas delegacias da região (14ª e 20ª DP). Participaram da atividade promotores de Justiça e servidores do Setor Psicossocial do MPDFT, delegados e agentes de polícia.
Na ocasião, foram apresentados aos policiais o histórico, o objetivo, os integrantes e o fluxo da Rede. Os participantes também discutiram a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e a Lei Maria da Penha, além da desigualdade de gênero como pano de fundo da violência.
As delegacias receberam exemplares do guia prático de serviços “Mulher, o Gama te ama!”, produzido pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) para serem distribuídos às mulheres no momento do registro da ocorrência policial. A publicação, que tem o intuito de informar sobre o trabalho da Rede do Gama, é um manual completo, de linguagem simples, que apresenta o funcionamento das 13 instituições que atuam no apoio a mulheres que vivenciam a violência dentro e fora de casa.
Para o promotor Ibrahim Jorge Nasser, a integração do MPDFT com a Polícia Civil é uma importante troca de experiência. “A iniciativa fortalece a relação entre os órgãos e o combate às práticas que violem o direito fundamental à incolumidade física e psíquica das mulheres”, afirmou.
Rede
A Rede de Enfrentamento de Violência contra a Mulher do Gama foi criada em 2015, sendo composta por instituições do sistema de Justiça, além da saúde, assistência social e educação. O MPDFT atua como órgão integrante e fomentador da rede. O grupo realiza encontros mensais para discutir a questão da violência contra a mulher no Gama com atividades de capacitação, levantamento de dados e debates contínuos.