Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 8 de dezembro de 2018

Dia 8 de dezembro, Dia da Justiça, que falha quase sempre. Mas também Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, a Oxum do candomblé, a que não falha nunca. Salve Oxum!!

Sábado, 8 de dezembro de 2018

Republicação de postagem de 8 de dezembro de 2016. Afinal, isso é possível, pois a Santa é a Mesma, a Orixá é a mesma, o povo é o mesmo, a Bahia é a mesma, e o baiano aqui, apesar de não estar em Salvador agora, é o mesmo. E a saudade da festa é grande.

Neste domingo, 8 de dezembro, a Bahia faz festa para a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. No sincretismo baiano a festa é também de Oxum, a Orixá das águas doces.

A festa é mais concentrada na área da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, um belo templo católico, inicialmente de taipa, mandado construir pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa que, ao vir para o Brasil, trouxe a imagem da santa. A igreja foi construída com pedras trazidas de Portugal.
Imagem da internet
Hoje tem procissão de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas do chamado ‘Comércio’ da Cidade Baixa, área próxima a sua igreja, ao Elevador Lacerda, ao Mercado Modelo, ao Porto de Salvador.

Imagens: Salvador - Bahia - Brasil
Música: É D'Oxum - Gerônimo

Voz: Gerônimo e Elba Ramalho



 - - - - - - - - - - - - - - - - -
Canto de Oxum
Toquinho e Vinícius

====================

Clique no link abaixo e leia reportagem do jornal A Tarde deste sábado, 8 de dezembro de 2018, sobre a festa da padroeira da Bahia: Fé e tradição marcam as homenagens à padroeira da Bahia