Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Carlos Lacerda errou completamente, recusando ser embaixador na ONU

Segunda, 16 de setembro de 2019

Por
-->
Helio Fernandes*

Já que estou tratando da ONU, vou contar, (como está no título) um episódio praticamente inédito, que teria transferida e transformada a realidade política e eleitoral do país. Janeiro de 1967. Um sábado, toca o telefone, na época, nem vestígios do celular. Me avisam: "É o Lacerda". Atendo, ele pergunta se vou sair, "tenho uma revelação importante, em meia hora estarei aí". Desde 1962 moro na mesma casa, num lugar complicado, mas conhecidíssimo dele.


Eu estava na sala, lendo a biografia do Chaplin, como sempre ele se deixava trair pelo ambiente. Já lera, cita trechos, adora meus quadros, conhece e fala sobre todos os autores. (Para num retrato de Rosinha pintado pelo Bianco em 1961. O quadro é lindo, a personagem, lindíssima) .

Só então conta a revelação: "Estou vindo do Palácio Laranjeiras, estive mais de 1 hora com o Castelo Branco, ele me convidou para ser embaixador na ONU". Interrompi: "Você aceitou na hora". Resposta: "Recusei, serei presidente da República. (Ouvi isso várias vezes dele e de Brizola).

Retomei o tema, comentei: "Carlos, é o cargo ideal. Você fala 4 idiomas correta e correntemente, é um orador extraordinário, (que eu só chamava de "tribuno da imprensa", ele vibrava) tem paixão por política internacional, é a oportunidade de sair deste inferno que é o Brasil".


Como se fosse um realejo, repetia: "Vou ser presidente da Republica". Ficamos mais duas ou 3 horas conversando sobre tudo, ao sair, pediu: "Usa a tua famosa memória, conta tudo que conversamos, não diz que foi comigo, tira o convite para a ONU, quando chegar a hora o furo é teu".

Escrevi ou transcrevi a conversa em matéria de pagina inteira. Às 9 da manhã, telefonou, textual: " você é incrível, a matéria ficou extraordinária. Quero que você diga que a conversa foi comigo, pode publicar o convite para a ONU".

Foi um estrondo, os generais-torturadores-assassinos não sabiam de nada. A preferência deles não era Lacerda EMBAIXADOR e sim Lacerda CASSADO. Isto aconteceu em 1968, estávamos presos, eu cassado desde 1966.

(Um dia contarei a história dessa prisão, honrosa e satisfatória com a presença do notável Mário Lago. Dormíamos no chão de madeira dura. Lacerda reclamava muito, tinha motivos. Mas um dia disse para ele: "Quem está preso, não PEDE nem CEDE nada").

AGORA, NINGUÉM POUPA O DEMITIDO MARCOS CINTRA

No cargo importante de Secretário Especial da Receita, era temido, poderoso, seguido, respeitado. Afastado do cargo virou alvo geral. O presidente do senado, não perdeu a oportunidade: "A demissão de Marcus Cintra não prejudica a reforma tributária".

Surgiram versões iguais ou parecidas. Falam que pediria aposentadoria. Está difícil trabalhar no ambiente criado com a demissão do cargo Especial.

A BLOOMBERG SOBRE BOLSONARO

Sempre bem informada, seu proprietário é o terceiro homem mais rico do mundo. Foi 13 anos prefeito de NY. Esperava ser Presidente da República.

Noticia exclusiva sobre o presidente brasileiro: "Com sonda e voz ofegante, fez transmissão ao vivo pelas redes". O que não contaram: os médicos eram contra.

ÚLTIMA NOTA DA JOGATINA

A rotina da jogatina, não muda. Sexta feira, o BC continuou vendendo 580 milhões de dólares. E a moeda americana, que estava em 4,07 qualquer coisa, foi para um pouco mais de 4,09.

Nesta semana que começa hoje, melhores expectativas e perspectivas, principalmente longe dos cassinos. No sábado entramos na primavera.

Não é uma Primavera de Praga, mas é a lindíssima primavera brasileira.
---------------
*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.