Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Conselhos Tutelares: Regras das eleições impedirão o voto de milhares de brasilienses

Segunda, 30 de setembro de 2019
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Como o voto é facultativo, a escolha democrática dos conselheiros poderá ter a mais baixa participação.
A situação é tão esdrúxula, que no Park Way, das 15 candidatas as cinco vagas, apenas seis estão registrada eleitoralmente na Vargem Bonita. As outras nove vão ficar apenas na torcida, pois nem poderão votar nelas mesmas.


Por Chico Sant’Anna
Dia 6 de outubro, domingo, os brasilienses voltam às urnas. Irão escolher os conselheiros tutelares. Um defeito na organização, contudo, impedirá que milhares de eleitores do DF exerçam o direito de escolher quem deverá zelar pela segurança de nossas crianças. O problema é que os conselheiros foram definidos para cada região administrativa e a distribuição eleitoral considerou as zonas eleitorais para distribuição das urnas e o direito de votar. Em muitos casos, como a 10ª zonal eleitoral que engloba Park Way, Núcleo Bandeirante e Candangolândia, eleitores regularmente registrados não poderão votar. Como o voto é facultativo, a escolha democrática dos conselheiros poderá ter a mais baixa participação.
A proteção, segurança e bem estar das crianças são os objetivos dos Conselhos Tutelares.
Nas eleições normais, o morador do Park Way, dependendo do seu endereço residencial vota na Vargem Bonita e no Núcleo Bandeirante. Para a escolha dos conselheiros tutelares, somente os moradores do Park Way registrados na seção eleitoral da Vargem Bonita poderão votar. O Park Way possui mais de 9 mil residências, o que permite estimar, um eleitorado total de 18 mil pessoas. Nessa eleição do Conselho Tutelar, não chegará a mil, o volume de pessoas habilitadas.
O problema se repete em diversas outras zonas eleitorais do DF, principalmente naquelas regiões administrativas que nasceram da subdivisão de outras cidades. São os casos, por exemplo, de Sobradinho, Sobradinho 1 e Fercal. Em cada uma dessas localidades será eleito um conselho tutelas formado por 5 conselheiros. Mas se o eleitor da Fercal ou de Sobradinho 1 estiver registrado em alguma seção da 5ª Zona Eleitoral situada na cidade mãe, Sobradinho, também ficará impedido de votar.