Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Covid-19: força-tarefa do MPDF vistoria aplicação de vacinas no Hospital Regional do Gama (HRG); Foi constatado que o controle da vacinação de profissionais de outras unidades de saúde que são no HRG precisa ser aprimorado

Segunda, 25 de janeiro de 2021



Representantes da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que acompanha as medidas de enfrentamento à pandemia no DF realizaram vistoria na manhã desta segunda-feira, 25 de janeiro, no Hospital Regional do Gama (HRG). O objetivo da visita foi verificar a aplicação de vacinas de prevenção à Covid-19. O local foi escolhido a partir de relatos de desrespeito às diretrizes definidas no Plano Distrital de Vacinação. Mais de 900 profissionais da área de saúde já foram vacinados no local. A previsão é que cerca de 1200 trabalhadores ainda sejam imunizados neste hospital.

Durante a inspeção foi possível obter informações sobre todos os protocolos da vacinação no local, além de verificar a publicidade da lista de vacinação, o total de aplicações do imunizante e checar se o formulário de autodeclaração (no qual os vacinados declaram que fazem parte do grupo prioritário) tem sido preenchido corretamente. Durante o encontro, os integrantes do MPDFT também conversaram com os gestores do HRG e com os profissionais da saúde.

O coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, foi acompanhando da promotora de Justiça Lívia Rabelo, da Promotoria de Justiça Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg), e destacou que a vacinação da atenção primária, que compreende os profissionais de saúde de outras unidades de saúde que recebem a aplicação da vacina no hospital, ainda precisa ser aprimorada. Segundo ele, o termo de autodeclaração ainda deve ser aplicado em todos os vacinados no local, sejam eles do quadro do HRG ou de outras unidades de saúde. A equipe que é responsável pela aplicação na rede primária já se comprometeu a efetivar o termo.

Em relação ao plano de vacinação dos profissionais de saúde, os representantes do MPDFT ressaltaram que outros procedimentos, como a triagem e o preenchimento dos questionários com dados, tem ocorrido adequadamente, mas que o acompanhamento por parte do Ministério Público será constante para garantir transparência e eficiência no processo de imunização da população do DF.


Fonte: MPDF