Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

"Todos pelas Vacinas" reúne nesta quinta (21/1) organizações de divulgação científica em ações pró-vacinação contra a COVID-19. Veja programação

Terça, 19 de janeiro de 2021

Da ONU Brasil

Junto às primeiras aprovações de vacinas contra a COVID-19 no Brasil surge uma iniciativa que reúne organizações ligadas à divulgação científica, entidades científicas, artistas e personalidades públicas para criar o “Todos pelas Vacinas” - marcado para 21 de janeiro.

  • A campanha contará com diversas ações nas redes sociais com a hashtag #TodosPelasVacinas e terá por objetivo esclarecer dúvidas sobre as vacinas e combater a disseminação de notícias falsas. O portal www.todospelasvacinas.info já está no ar, e agrega materiais em vários formatos - textos, áudio, imagens e vídeos - para serem compartilhados em todas as redes sociais.
  • A campanha “Todos pelas Vacinas” é organizada por ABRASCO, Blogs de Ciência da Unicamp, COSEMS/SP, Equipe Halo/Nações Unidas (ONU), Instituto Questão de Ciência, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP (NPV-USP), Observatório COVID-19 BR, Projeto Divulgar, Rede Análise COVID-19, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP, ScienceVlogs Brasil, Sociedade Brasileira de Imunologia e União Pró-Vacina.
Comunicadores de ciência, artistas e cientistas unem esforços em campanha com a hashtag #todospelasvacinas.
Comunicadores de ciência, artistas e cientistas unem esforços em campanha com a hashtag #todospelasvacinas. Foto | Triggermouse/Pixabay

Junto às primeiras aprovações de vacinas contra a COVID-19 no Brasil surge uma iniciativa que reúne organizações ligadas à divulgação científica, entidades científicas, artistas e personalidades públicas para criar o “Todos pelas Vacinas” - marcado para 21 de janeiro (quinta-feira). A campanha contará com diversas ações nas redes sociais com a hashtag #TodosPelasVacinas e terá por objetivo esclarecer dúvidas sobre as vacinas e combater a disseminação de notícias falsas.

A campanha “Todos pelas Vacinas” é organizada por ABRASCO, Blogs de Ciência da Unicamp, COSEMS/SP, Equipe Halo/Nações Unidas (ONU), Instituto Questão de Ciência, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP (NPV-USP), Observatório COVID-19 BR, Projeto Divulgar, Rede Análise COVID-19, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP, ScienceVlogs Brasil, Sociedade Brasileira de Imunologia e União Pró-Vacina. O objetivo é criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdo preparado por especialistas, assim como um ambiente virtual para envio de dúvidas sobre a imunização contra a COVID-19. O portal www.todospelasvacinas.info já está no ar, e agrega materiais em vários formatos - textos, áudio, imagens e vídeos - para serem compartilhados em todas as redes sociais.

No portal, estão disponíveis podcasts criados pelas organizações parceiras, além de outros materiais, como o e-book “Guia Prático sobre as Vacinas” e uma coletânea de artes no espaço VacinArte. Foram criados filtros especiais para Facebook e Instagram, que estão disponíveis no site. O internauta consegue baixar, também, logo e artes da campanha para espalhar a mensagem e participar da grande mobilização do dia 21 com a hashtag #TodosPelasVacinas.

Ao longo de toda a semana (de 18 a 24 de janeiro), as organizações envolvidas na campanha farão múltiplas atividades, sempre com o intuito de promover consciência sobre a importância das vacinas.

Semana especial da Equipe Halo no TikTok

A Equipe Halo promove, de 18 a 24 de janeiro, uma semana especial no TikTok. Um desafio bem-humorado com a hashtag #TodosPelasVacinas foi lançado, convocando “tiktokers” a mostrar como irão se arrumar para tomar a vacina, quando o seu dia chegar, ao som de uma contagem regressiva. Além disso, os cientistas guias da Equipe Halo postarão vídeos diários tirando dúvidas sobre as vacinas e vão participar de uma agenda de lives.

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) estará na live de 22 de janeiro, às 19h, que pode ser acessada pelo perfil @onubrasil.

Veja, abaixo, a programação completa e os perfis dos participantes:

18/01, 19h

19/01, 19h

21/01, 19h

22/01, 19h

A Equipe Halo tem o apoio do Verificado, iniciativa global da ONU, e Vaccine Confidence Project, e tem como objetivo mostrar o trabalho que vem sendo realizado na busca pelas vacinas contra a COVID-19. Em vídeos curtos nas redes sociais, especialistas do mundo todo falam sobre ciência de uma forma simples. O time brasileiro conta com os cientistas e pesquisadores André Báfica, Daniela Ferreira, Gustavo Cabral, Jaqueline Goes, Mellanie Dutra, Natalia Pasternak, Rômulo Neris e Wasim Syed. Eles tiram dúvidas de internautas, mostram suas rotinas de trabalho e desmistificam informações incorretas sobre as vacinas.

A lista com todas as atividades da campanha “Todos pelas vacinas” pode ser encontrada no site do evento www.todospelasvacinas.info.

Para mais informações:

Atômica – PR & Influencers

Verificado- Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)