Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Rita Lee uma biografia, puro deleite!

Quinta, 6 de janeiro de 2022



Por Cida Torneros*
Quando resolvi comprar e ler o livro da Rita Lee, não sabia ainda da sua luta contra o câncer. Dois dias depois que iniciei a leitura adorável vi a postagem de Roberto de Carvalho mostrando sua amada sofrida por todo o tratamento que é agressivo e delirante. Segui a leitura me entusiasmando com um texto inteligente pleno de informação e história.

A Rainha do roquenrou arrasa geral. Minha companheira de geração, Rita me traz de volta tudo que nós setentonas estamos carecas de saber e viver. Mas o faz com talento mavioso. Fala de música, vida e ideologias, guerra fria, ditadura militar e sonhos de brasis perdidos por ai.

Rita é mesmo a mais completa tradução de sampa. A criatura que tascou beijo na boca da Hebinha, aquela mesma que foi visitada por Elis no xilindró e medicada sob o escândalo da Pimentinha, se revela grande escritora e biografa detalhista capaz de nos projetar a cada parágrafo para os seus diversos mundos. Rita é um ser especial. Disso agora tenho certeza absoluta. Já era sua fã mas virei leitora e admiradora perpétua. 

Estou no meio do livro. Confesso que paro às vezes para rezar e pedir um milagre pra ela se curar. É que a menina ruiva tem missão. Se Deus quiser um dia eu quero ser índio... Morro bem velha... ela profetizou. Baila Ritinha, conosco. É necessário. Força. Alô alô Marciano. Aqui quem fala é da Terra. Pra variar estamos em guerra.... Contra pestes e pandemias, contra burgueses e fascistas, contra hipócritas e ladrões do povo. Minha doce vampira. Volte logo. Ressurja entre nós triunfante. Cá estamos do seu lado. Com suas melodias infestadas de realidade. Rita Lee, seja uma guerreira vitoriosa. Você é tudo de maravilhoso da nossa geração. Não vá se perder por ai. Lança perfume. Sim. Lança. Vem conosco viver a vida muito mais. Você é uma das sisters que Chelsa e Charles fabricaram para revolucionar o papel feminino no mundo antes machista. Tudo nessa passagem pela Terra é milagre. A começar por esta compositora escritora que nos encanta com seu jeito de moleca de rua. Querida Rita. Cure-se. Use nossa energia. A mesma dos discos voadores. Eu também sei que eles existem. (Cida Torneros)

============
Cida Torneros é jornalista aposentada e edita no Rio de Janeiro o Blog Vou de Bolinhas.