Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Carnaval sem ter Carnaval. Carnaval sem Pacotão não é Carnaval. Carnaval em tempos de pandemia é só vontade

Domingo, 27 de fevereiro de 2022

Por Taciano
Depois do Não Carnaval de 2021, a minha esperança era que neste 2022 eu voltaria a pular o Carnaval na contramão da W3 Norte e W3 Sul no meio do melhor bloco do Carnaval de Brasília, o Pacotão.

Bloco grande, democrático, criativo, crítico para quem deve ser criticado, e onde se brinca sem ver violência. Bloco carnavalesco já na sua quarta década de desfile, de ironia e de pirraça contra os poderosos, de alegria, de brilhantismo. E o baiano aqui, criado e cevado na zorra que era o Carnaval de rua de Salvador, trilhando e subindo avenidas, ruas, becos, cruzando praças e,  claro, mergulhando no mar para recarregar as baterias,  sabe bem o que é um bloco de rua bom. E o Pacotão, afirmo, é um bloco porreta, retado. Que falta ele faz neste fevereiro de 2022!

Já que não tem a Santa balbúrdia do pacotão neste não Carnaval de 2022, vou matar, melhor dizendo, minorar a saudade, a vontade de estar agora nesta tarde de Carnaval na muvuca do bloco.

Marchinha do Pacotão, Carnaval 2020

E como mato um pouco a saudade? Postando coisas que o Blog Gama Livre ja postou sobre o Carnaval do Pacotão. Então, alguns links adiante que levam às Avenidas W3 Norte e Sul em dia de Pacotão:

Depois de Ecos do Pacotão do Carnaval 2020, vamos aos ecos do Pacotão 2019 com a postagem de 1º de março de 2019 sob o título "Atravessou o samba? Não tem arrego, vira marchinha do Pacotão. 'Pinguim Enganês' no Pacotão 2019"

"O presidente despirocado". Marchinha oficial do bloco Pacotão 2018 (Brasília-DF). Postagem publicada originariamente no Gama Livre em 21 de janeiro de 2018]