Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

TCDF suspende licitação do 2º aeroporto do DF

Quinta, 10 de fevereiro de 2022


Também o Ministério da Aeronáutica informou a essa coluna que não há autorização existente para a ampliação da frequência de pousos e decolagens naquele local e que um incremento dessas operações – o projeto da licitação aponta para uma alta de 40%, ainda nesse ano, e, em 2030, de 135%, chegando a 3.758 pousos e decolagens de aviões, além de 116 viagens de helicópteros. A ampliação de operações implicaria em nova e prévia análise do fluxo de aeronaves proposto à luz da capacidade técnica do Controle de Aproximação de Brasília (APP-BR).


Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Chico Sant’Anna
A Licitação lançada pela Terracap para a concessão à iniciativa privada da exploração do Aeródromo do Planalto Central foi suspensa pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF). Conforme essa coluna antecipou, o GDF quer transformar o antigo Aeródromo Botelho, de uso de aviões particulares, em um segundo aeroporto comercial da Capital Federal. A estrutura fica numa área rural de São Sebastião. O anúncio da licitação acendeu a luz amarela na Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), mas foi o TCDF quem se antecipou e por decisão liminar da presidência daquele órgão sustou a tramitação da concorrência pública.

A decisão liminar proferida inicialmente pelo presidente daquela Casa foi posteriormente referendada, por unanimidade, pelo pleno que suspendeu a licitação. Até mesmo o recém empossado conselheiro André Clemente, ex-secretário de Economia do governo Ibaneis Rocha, votou pela suspensão do edital.

Também o Ministério da Aeronáutica informou a essa coluna que não há autorização existente para a ampliação da frequência de pousos e decolagens naquele local e que um incremento dessas operações – o projeto da licitação aponta para uma alta de 40%, ainda nesse ano, e, em 2030, de 135%, chegando a 3.758 pousos e decolagens de aviões, além de 116 viagens de helicópteros.