Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Será nesta quarta (23/2) a CARREATA pela construção no Gama do CAPS III —Centro de Atendimento Psicossocial. Vamos pressionar, e sua participação faz a diferença

Segunda, 21 de fevereiro de 2022

A carreata desta quarta-feira, 23 de fevereiro, com início às 9 horas, partirá do Posto de Combustíveis Sayonara (que fica em uma das entradas do Gama, de quem chega do Plano Piloto). Percorrerá as principais avenidas da cidade. Objetiva pressionar o governo para que realmente cumpra seu compromisso de iniciar logo a construção do CAPS III, unidade que será localizada no Setor Norte da cidade. Ficará na Quadra 2, em frente ao Detran.


CAPS III

Talvez seja oportuno aqui, para assinalar a relevante importância de sua construção no Gama, esclarecer o que é um CAPS III

*"CAPS III: são CAPS para atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes."


*O QUE É UM CAPS?
"Como já vimos, um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Núcleo de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida."

"O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos."


*Os CAPS visam:
• prestar atendimento em regime de atenção diária;
• gerenciar os projetos terapêuticos oferecendo cuidado clínico eficiente e personalizado;
• promover a inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, montando estratégias conjuntas de enfrentamento dos problemas. Os CAPS também têm a responsabilidade de organizar a rede de serviços de saúde mental de seu território;
• dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, PSF (Programa de Saúde da Família), PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde);
• regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental de sua área;
• coordenar junto com o gestor local as atividades de supervisão de unidades hospitalares psiquiátricas que atuem no seu território;
• manter atualizada a listagem dos pacientes de sua região que utilizam medicamentos para a saúde mental.



Plenária

Além da CARREATA desta quarta-feira, 23 de fevereiro, está marcada para o dia 4/3/2022 uma PLENÁRIA para debater a construção do CAPS III do Gama. Será no Auditório da Igreja São Sebastião (Qd 21 do Setor Leste). Estão sendo convidados para essa plenária a comunidade do Gama, além de autoridades e deputados distritais. Assim, TODOS os distritais serão individualmente convidados. Alguns já até se comprometeram a estar presentes na Plenária.

A Plenária e a Carreata estão sendo convocadas e realizadas pelos Conselhos Regionais de Saúde do Gama e de Santa Maria e pela Comissão do CAPS da Rede Gama.

Projeto aprovado, mas...
O projeto do CAPS III do Gama já foi aprovado pela Novacap e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDU). E consta na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 do DF, aprovada pela Câmara Legislativa do DF no final de dezembro de 2021. Acontece que os valores garantidos até o momento não cobrem os custos da construção. Assim, se faz necessário que governo Executivo e deputados ajam de fato para que novos recursos sejam alocados ao projeto do CAPS III. Saliente-se aqui, que constar da Lei Orçamentária Anual (LOA) não é garantia alguma de que o governo do DF construirá neste ano o CAPS III do Gama. E a Plenária do dia 4 de março pode ajudar a sensibilizar, empurrar, o governo do DF a realmente construir o Centro de Atendimento Psicossocial III de nossa cidade.

A não existência até o momento deste CAPS é uma injustiça, uma perversidade, uma falta de respeito e atenção à população não só do Gama, mas também de Santa Maria e a outras populações adjacentes a essas duas cidades citadas. Daí a grande importância da participação da comunidade, tanto na Plenária do dia 4 de março, como na Carreata desta quarta-feira (23/2).


----------------
Sugestão e alerta do Blog Gama Livre: mesmo que as coisas estejam —aparentemente—, se encaminhando para um talvez início da construção do CAPS III do Gama, é bom lembrar que essa história envolvendo o CAPS da cidade vem de longe, muito longe, e com lances que alguns chegam até mesmo a chamar de estranhos, muito estranhos, para não dizer coisas mais graves.

Então, para aqueles que queiram se lembrar dessas coisas estranhas, dessa estória, ou mesmo para quem não acompanhou muito a luta pelo CAPS e queira saber um pouquinho mais sobre o assunto,  é só clicar aqui.

E lembrem-se: Só com luta, muita luta, persistência na luta diária é que a população consegue ser atendida. Só assim!

Então, VAMOS À LUTA!!!