Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 6 de março de 2022

Gabriel García Márquez faria 95 anos neste domingo

Domingo, 6 de março de 2022

Colombiano é considerado um dos grandes autores do século 20

Por Luiz Claudio Ferreira, repórter da Agência Brasil - Brasília —em 06/03/2022

Neste domingo (6), o escritor colombiano Gabriel García Márquez faria 95 anos de idade. Ele morreu em 2014 e deixou fãs pelo mundo inteiro encantados pelo realismo fantástico do autor. Cem Anos de Solidão é considerada uma de suas principais obras, e que foi traduzida para mais de 40 idiomas. Ele escreveu 30 livros e é considerado um dos principais autores do mundo no século 20.


O Amor nos Tempos do Cólera (1985), Crônica de uma Morte Anunciada (1981) e Notícia de um sequestro (1996) trazem marcas dos ideais e também da veia jornalística do autor. Chuva de flores e uma praga de insônia, em Cem Anos de Solidão, ou um papagaio poliglota, em O Amor nos Tempos do Cólera, ou humanos que viram animais, em De Amor e Outros Demônios (1994) são exemplos dos vastos recursos do realismo mágico utilizados pelo autor colombiano, que usa esses elementos extraordinários como figuras de linguagem para mexer com a imaginação do leitor.

Gabo nasceu no pequeno município de Aracataca e viveu com os avós em grande parte da infância.

Saudade e solidão, inclusive, são temas recorrentes em obras que denunciam desigualdades sociais e descortinam a região.

Gabo, em 1982, quando recebeu o Nobel destacou o valor de sonhar. Não é tarde para criar a utopia. O legado do autor segue inspirando os sonhos da América Latina.

Edição: Alessandra Esteves