Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 10 de maio de 2022

PPI extrai dinheiro de toda a população, produz inflação e garante lucros imensos a acionistas da Petrobras

Terça, 10 de maio de 2022

Na mesma semana em que brasileiras e brasileiros são informados de mais um aumento de quase 9% no preço do diesel (no ano a alta já acumula 47% nas refinarias), notícia do jornal Poder360 informa que a Petrobras obteve o maior lucro entre todas as grandes petroleiras mundiais, no 1º trimestre deste ano. Foram 8,6 bilhões de dólares de lucro, equivalente a R$ 44,6 bilhões registrados entre janeiro e março, convertendo 31,6% de suas receitas em lucro.

Grande responsável por esses números, a política de Preços de Paridade de Importação (PPI) faz a alegria dos acionistas, cada vez mais ricos, enquanto o alto e injustificado preço pago pela população brasileira. Segundo o IBGE – órgão responsável por calcular o IPCA, principal instrumento usado para medir a variação de preços de produtos e serviços consumidos pela população, ou seja, a inflação – o principal vilão causador dessa alta é o preço dos combustíveis.

Ou seja, não adianta o Banco Central seguir aumentando juros para conter uma inflação que tem origem na elevação de preços, e não tem nada a ver com excesso de demanda (como se o povo estivesse com dinheiro sobrando e comprando demais!). Para combater a inflação com eficácia é preciso exigir o fim do PPI, essa insana política aplicada pela Petrobras .