Quarta, 24 de maio de 2023
Cida Torneros*
Chorei com esse menino
Gota d'água num universo conivente com tanto preconceito.
Eu o adotei como filho do coração. Não torço mais pelo Real Madrid. O cara é símbolo de um tempo onde o protesto é a necessidade de punição. Por que seus companheiros de time não abandonaram o campo? Onde está a solidariedade para enfrentar os fascistas herdeiros de Franco naquelas arquibancadas?
Meu menino Vini só tem 22. Sofre. Sim. Uma dor que o desumaniza. Ao gritarem macaco os brancos azedos como eu, que sou neta de uma espanhola anti franquista apenas me trazem a figura da Pasionaria que lutou pelo socialismo na Espanha e gritava. Fascistas no pasaran.
Vini meu filho querido eu o saúdo com a bandeira da punição e da justiça. Vc é um vencedor. Estou orgulhosa de sua luta. Minha cor de pele não tem nada a ver com sua arte em campo. Sou preta como o poeta Vinicius de Moraes. O branco mais preto do Brasil. Quero um beijo seu logo. Na testa. Aceite minha maternidade ok? Dios lo bendicione. Adelante. Besitos.
============
*Maria Aparecida Torneros, a Cida Torneros, é jornalista aposentada e publica no Rio de Janeiro o Blog Descansando o Coração.