Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 18 de maio de 2018

SAÚDE E BEM-ESTAR 19: PARA COMER [1] – OVO

Segunda, 14 de maio de 2018
Por
Aldemario Araujo


SAÚDE E BEM-ESTAR

50 textos (um a cada final de semana). Registros de uma caminhada em busca de saúde e bem-estar consistentes e duradouros. Veja todos os escritos em: http://www.aldemario.adv.br/saude.htm



19 PARA COMER I – OVO



O melhor alimento do mundo para os seres humano é o leite materno. Existe um virtual consenso em torno dessa afirmação. Ele contém todos os nutrientes necessários para a saúde do bebê, muda de composição e aparência em fases para atender a necessidades distintas e funciona até como a primeira vacina (por conta das imunoglobulinas do colostro).

Atualmente, existe um controverso, por várias razões, mercado de venda de leite materno pela internet. Os interessados na compra envolvem: a) pacientes com câncer; b) fisiculturistas; c) fetichistas e d) mães que não conseguem amamentar (http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?id=7254&noticia=medicos-temem-que-pratica-estadunidense-de-trafico-de-leite-materno-chegue-ao-brasil).


Obviamente, a alimentação de crianças, jovens, adultos e idosos não pode, nem deve, se basear em leite materno. Surge, então, a pergunta: qual o segundo melhor alimento para os seres humanos? E o terceiro?



Inúmeros especialistas (nutricionistas e médicos), baseados em vários estudos publicados em revistas científicas, afirmam que o ovo (inteiro) é o segundo melhor alimento do mundo. Acerca desse importantíssimo alimento a seguinte frase é utilizada com frequência: “tudo que é necessário para que haja uma vida, está contido no ovo” (ácidos graxos saturados, ácidos graxos insaturados, aminoácidos, minerais, vitaminas e carotenóides).



A fama ruim do ovo, desenvolvida no passado, relacionada com o colesterol, aparentemente não se confirma por nenhum conjunto de estudos consistente. Aliás, é preciso enfrentar com o devido cuidado o chamado “mito do colesterol” (substância essencial à vida, produzida pelo organismo na sua quase totalidade e responsável por toda síntese de hormônios sexuais no corpo).



O melhor ovo é o “caipira” (ou orgânico). Contudo, é melhor comer o “não caipira” do que afastar o ovo da dieta regular. O ovo “caipira” chega a ter de 10 a 20 vezes mais ômega 3 do que o “não caipira” (https://drvictorsorrentino.com.br/ovo-um-alimento-completo).



Quantos ovos devem ser consumidos? Muitos. Existem inúmeros relatos e pesquisas registrando o consumo de dois, três, quatro, cinco ou (bem) mais unidades por dia sem efeitos negativos. Pelo contrário, esses registros acumulam a indicação de efeitos positivos, inclusive redução do colesterol !!!



Uma alternativa muito apreciada ao ovo de galinha é o ovo de codorna. “O ovo de codorna como alimento tem grande valor dietético e terapêutico. Seu elevado coeficiente de digestibilidade de sua proteína e albumina (96% – 97%), facilita sua digestão e assimilação. É um alimento muito nutritivo com elevado conteúdo mineral: cálcio, fósforo, enxofre, potássio, cloreto, sódio, ferro, magnésio, manganês e cobre./O ovo de codorna em comparação com o ovo de galinha contém uma porcentagem mais elevada de proteína e de gordura. Apesar do seu tamanho reduzido, o seu valor nutricional é de 3 a 4 vezes maior do que a de ovos de galinha, contendo 13% de proteína em comparação com 11% dos ovos de galinha” (https://dicassobresaude.com/beneficios-do-ovo-de-codorna-para-a-saude/).



O terceiro melhor alimento possível é o coco. Essa afirmação, assim como aquela relacionada com o ovo, é feita e repetida por uma quantidade enorme de especialistas nos campos da nutrição e da medicina. Informações mais específicas serão levantadas no próximo escrito.