Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Seria uma “frustração” STF julgar inconstitucional Lei da Ficha Limpa

Terça, 21 de setembro de 2010
Da Agência Brasil
Priscilla Mazenotti  - Repórter
Brasília - O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, disse hoje (21) que seria “uma frustração” o Supremo Tribunal Federal julgar inconstitucional a Lei da Ficha Limpa. O assunto será analisado amanhã (22) pela Suprema Corte no julgamento do pedido de registro de candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal.

“Não há outra expectativa a não ser a de que o Supremo decida no mesmo sentido que as duas casas do Legislativo – Câmara e Senado – e o Tribunal Superior Eleitoral. Não podemos desconhecer que será uma frustração nacional se essa Lei desaparecer por meio de uma decisão judicial, se for julgada inconstitucional”, disse.

Roriz tenta derrubar no Supremo decisão do Tribunal Superior Eleitoral que barrou seu pedido de candidatura com base na Lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos com condenações por segunda instância. Roriz renunciou ao mandato de senador, em 2007, para fugir de processo de cassação por quebra de decoro parlamentar, prática também proibida pela lei.

O pedido já foi negado pelo ministro-relator Carlos Ayres Britto e amanhã passará por julgamento do plenário do STF.
- - - - - - - - - - - - - - - - -
Pesquisa mostra que 85% dos brasileiros são a favor da Ficha Limpa

Priscilla Mazenotti - Repórter da Agência Brasil

Brasília - Dados divulgados hoje (21) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostram que 85% dos brasileiros são a favor da Lei da Ficha limpa. Além disso, 43% dos entrevistados conhecem algum caso de político que compra ou já tenha comprado voto e 41% conhecem alguém que já tenha trocado o voto por benefício.

Os dado são de um levantamento do instituto Ibope, encomendado pela AMB. O estudo traça o perfil do eleitorado brasileiro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre 18 e 21 de agosto, em 140 cidades.