Domingo, 19 de setembro de 2010
Do Brasil de Fato
Intitulado “Defendendo os Rios da Amazônia”, o projeto faz parte de uma campanha nacional e internacional contra a construção da hidrelétrica no Rio Xingu
da Redação
Na última quarta-feira (15), foi lançado em Belém (PA) o vídeo “Defendendo os Rios da Amazônia”, que mostra os impactos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte através de animações no Google Earth.
Em duas partes de 4 minutos, o vídeo, produzido pelo Movimento Xingu Vivo Para Sempre (MXVS), apresenta de forma clara e didática os impactos sociais, ambientais e econômicos da hidrelétrica no Rio Xingu. Além disso, alerta para os planos oficiais de implantação de mais de sessenta hidrelétricas na região amazônica nos próximos vinte anos.
O vídeo elenca alternativas para atender as demandas de energia no país e faz reflexão sobre os desafios para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
O projeto faz parte de uma campanha nacional e internacional coordenada pelo MXVS, coalizão de organizações sociais e ONGs em defesa do Rio Xingu e contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Também foi realizada uma versão do vídeo em inglês.
Campanha
Junto com o vídeo, o Movimento Xingu Vivo para Sempre lançou uma petição para tentar impedir a construção da barragem. A petição pode ser assinada através do endereço: https://salsa.democracyinaction.org/o/2486/action/parebelomonte. O MXVS alerta que “a adesão massiva da sociedade brasileira, a partir de informação de qualidade, é considerada fundamental para o sucesso da campanha”.
Após a coleta de assinaturas, o documento será encaminhado ao presidente Luis Inácio Lula da Silva e a autoridades envolvidas no projeto da UHE Belo Monte.
Acesse o Brasil de Fato