Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 22 de julho de 2012

Campanha quer proibir no Brasil agrotóxicos banidos em outros países

Domingo, 22 de julho de 2012
A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida circula um abaixo-assinado exigindo o banimento da importação, produção e comercialização de 14 agrotóxicos e substâncias tóxicas. Estes produtos já são proibidos em vários outros países.
www.brasil.agenciapulsar.org
Os venenos estão na sua mesa. (arquivo)


Na lista dos liberados no Brasil estão agrotóxicos que têm em sua formulação princípios ativos como Cihexatina, Metamidofós e Endosulfan. Este último está proibido em 45 países. A maioria dos venenos citados pela Campanha foi banida pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

De acordo com o abaixo-assinado, que tem circulação nacional e também pode ser assinado pela internet, estudos demonstraram que o uso dessas substâncias químicas causa terríveis danos ao ser humano. Entre outros problemas à saúde, podem provocar má formação de fetos, problemas neurológicos, de fígado, fertilidade, depressão e cânceres.

Desde 2008, o Brasil assumiu o posto de maior mercado de agrotóxicos do mundo. Por isso, a Campanha  questiona se o país se tornará a “maior lixeira tóxica do mundo”. Os organizadores explicam que a iniciativa visa sensibilizar a população brasileira sobre o assunto, recolhendo o máximo de assinaturas possível. 

Depois, o documento será entregue à presidenta Dilma Rousseff.

Cabe destacar que a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida é um esforço coletivo nacional, assumido por um conjunto de organizações e movimentos sociais para explicitar as contradições geradas pelo modelo de produção de alimentos imposto pelo agronegócio.


Fonte: Agência Pulsar