Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 6 de março de 2014

Para o GDF o carnaval ainda não acabou. Publicidade com data de validade vencida

Quinta, 6 de março de 2014
Desperdício de dinheiro público
Em propaganda  caríssima nas páginas 7 do Correio Braziliense e do Jornal de Brasília desta quinta (6/3) o governo diz que “O GDF incentiva Carnaval com responsabilidade”, onde “Foliões terão [pasmem!] dois milhões de preservativos à disposição nos postos de saúde do DF”. [Grifo do Gama Livre]
Transcrevo adiante trechos do texto da ‘propaganda’, mas volto para comentar logo em seguida.
 “O Carnaval é uma das festas mais animadas do país e é, também, o período em que as pessoas ficam mais suscetíveis à contaminação de doenças sexualmente transmissíveis. Pensando nisso, o GDF preparou para o Carnaval de 2014 a distribuição de dois milhões de preservativos.”
“De acordo com a Secretaria de Saúde, do total de camisinhas disponíveis para este Carnaval, uma parte será destinada aos sete blocos de rua do DF que vão promover a distribuição dos preservativos para os foliões. Materiais informativo também serão repassados ao público”. [grifo do Gama Livre]
Voltei. Atentem para o fato de que a publicidade foi publicada hoje, 6 de março. Observaram? Uma caríssima publicidade depois da quarta-feira de cinzas, na realidade dois dias após Momo ter ido embora, faz propaganda do governo de coisas que ele diz  que realizará no carnaval. É o ‘terão’, o 'será', o ‘que vão’, e o ‘também serão’. Pode? Por que essa publicação extemporânea. Simples falha da área do GDF que planeja e controla as atividades de publicidade do governo Agnelo? Ou o quê?
Você está achando que publicidade referente ao carnaval de Brasília dois dias após o término das festas de Momo é só o texto publicado no Correio Braziliense (neste caso espaço maior do que um quarto de página) e no Jornal de Brasília (quase página inteira)? Não, Não. Tem mais coisa com prazo de validade vencida.
É uma publicidade do Detran e GDF de quase meia página no Jornal da Comunidade, inserção na página A7 (alguma cabala com o número 7?), publicada também nesta quinta. Com o título “Este ano não vai ser igual àquele que passou”, o texto —só pode— tratar de um carnaval que passou, mas fala sempre no futuro. Veja: “Motoristas: se forem beber, não dirijam. Mulheres: não aceitem ser passageiras de motoristas alcoolizados. E tenham todos um bom Carnaval.” E arremata: “No Carnaval rasque só a fantasia. Preserve a vida.” (grifo do Gama Livre).
Tudo no futuro. É ou não jogar dinheiro fora? Qual a razão dessas publicidades com validade vencida? Ou seriam elas para o carnaval do próximo ano?
Eu, hein!!!

Obs.: Em reunião realizada na última sexta (7/3), portanto praticamente já no carnaval, a equipe de combate à Dengue foi surpreendida com uma proposta inusitada. Receberam, da equipe de DST da Secretaria, cartazes que divulgavam a tal distribuição de camisinhas no carnaval. O material deveria ser afixado nas unidades de saúde. Imaginou? Só a partir da sexta-feira à tarde é que efetivamente as equipes dos postos de saúde, UPAs, e demais unidades de saúde, é que poderiam levar os cartazes para seus locais de trabalho. Trabalhinho bem feito, né?