Quinta, 6 de março de 2014
Desperdício
de dinheiro público
Em
propaganda caríssima nas páginas 7 do Correio
Braziliense e do Jornal de Brasília desta quinta (6/3) o governo diz que “O GDF incentiva Carnaval com
responsabilidade”, onde “Foliões terão
[pasmem!] dois milhões de preservativos à
disposição nos postos de saúde do DF”. [Grifo do Gama Livre]
Transcrevo
adiante trechos do texto da ‘propaganda’, mas volto para comentar logo em
seguida.
“O Carnaval
é uma das festas mais animadas do país e é, também, o período em que as pessoas
ficam mais suscetíveis à contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.
Pensando nisso, o GDF preparou para o Carnaval de 2014 a distribuição de dois
milhões de preservativos.”
“De acordo com a Secretaria de Saúde, do total de
camisinhas disponíveis para este Carnaval, uma
parte será destinada aos sete blocos de rua do DF que vão promover a distribuição dos preservativos para os foliões.
Materiais informativo também serão
repassados ao público”. [grifo do Gama Livre]
Voltei. Atentem para o fato de que a publicidade foi publicada hoje, 6 de março. Observaram? Uma caríssima publicidade depois da quarta-feira de cinzas, na
realidade dois dias após Momo ter ido embora, faz propaganda do governo de
coisas que ele diz que realizará no
carnaval. É o ‘terão’, o 'será', o ‘que vão’, e o ‘também serão’. Pode? Por que essa publicação extemporânea. Simples
falha da área do GDF que planeja e controla as atividades de publicidade do
governo Agnelo? Ou o quê?
Você está
achando que publicidade referente ao carnaval de Brasília dois dias após o
término das festas de Momo é só o texto publicado no Correio Braziliense (neste caso espaço maior
do que um quarto de página) e no Jornal de Brasília (quase página inteira)?
Não, Não. Tem mais coisa com prazo de validade vencida.
É uma
publicidade do Detran e GDF de quase meia página no Jornal da Comunidade,
inserção na página A7 (alguma cabala com o número 7?), publicada também nesta quinta. Com o título “Este ano não vai ser igual àquele que
passou”, o texto —só pode— tratar de um carnaval que passou, mas fala sempre
no futuro. Veja: “Motoristas: se forem beber, não dirijam. Mulheres: não aceitem ser passageiras de
motoristas alcoolizados. E tenham todos
um bom Carnaval.” E arremata: “No
Carnaval rasque só a fantasia. Preserve a vida.” (grifo do Gama Livre).
Tudo no
futuro. É ou não jogar dinheiro fora? Qual a razão dessas publicidades com
validade vencida? Ou seriam elas para o carnaval do próximo ano?
Eu,
hein!!!
Obs.: Em
reunião realizada na última sexta (7/3), portanto praticamente já no carnaval, a
equipe de combate à Dengue foi surpreendida com uma proposta inusitada.
Receberam, da equipe de DST da Secretaria, cartazes que divulgavam a tal
distribuição de camisinhas no carnaval. O material deveria ser afixado nas unidades
de saúde. Imaginou? Só a partir da sexta-feira à tarde é que efetivamente as
equipes dos postos de saúde, UPAs, e demais unidades de saúde, é que poderiam levar os cartazes para seus locais de trabalho. Trabalhinho bem feito,
né?