Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Lançamento do livro “Cerrado em cores e tramas na obra de Mário Salluz e Juão de Fibra”

Terça, 28 de agosto de 2018
Dia do Cerrado é comemorado com Lançamento de livro no IFB Gama

Do Portal Gama Cidadão
Acontece no próximo dia 11 de setembro (DIA DO CERRADO), a partir das 18h:30, no auditório do Instituto Federal de Brasília-IFB/Gama, o lançamento do livro Cerrado em cores e tramas na obra de Mário Salluz e Juão de Fibra, de autoria da Profa. Êrika Fernandes Cruvinel e textos de André Gondim do Rêgo e Mercês Parente.
O livro apresenta o Cerrado através das obras de dois artistas que migraram ainda criança, na década de 70, do nordeste para a região do Gama-DF onde suas trajetórias de vida e artísticas foram construídas tendo como referência a natureza em uma relação de integração profunda em que o homem, o artista, a obra e o Cerrado se confundem.
As obras de Mário Salluz e Juão de Fibra nos convidam a percorrer caminhos distintos. As do Mário, um caminho construído em trilhas contemplativas com pinceladas de cores e formas. As do Juão, um caminho construído pela observação e persistência com tramas e texturas. Os caminhos nos levam a um lugar comum, o Cerrado. Comum, não porque é trivial ou vulgar. Comum, porque pertence a todos!
O evento de lançamento no dia 11 de setembro, DIA DO CERRADO, exalta o valor ecológico do bioma que mais sofre com a ação indiscriminada do homem. Assim, o convite para o evento de lançamento do livro Cerrado em cores e tramas na obra de Mário Salluz e Juão de Fibra é também um convite para que cada um de nós assuma a sua responsabilidade pela conservação do Cerrado.
Durante o evento de lançamento haverá exposição de obras dos artistas, roda de conversa, recital de poesias e seção de autógrafos.
O livro publicado pela Editora Viva é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Instituto Federal de Brasília-IFB/Campus Gama com o fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF/FAP-DF (Edital: No 8/2016).
Fotos das visitas de campo com Juão de Fibra e Mario Salluz: