Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Você, me acompanha nessas vitórias?

Segunda, 9 de setembro de 2019

30 conquistas dos direitos humanos em 2019! 

Olá, tudo bem?
Hoje é segunda-feira, e todo início de semana pode ser um novo começo e um empurrãozinho para enxergarmos a nossa realidade sob novas óticas e outras perspectivas. Pode parecer clichê, mas é verdade! A gente precisa encontrar energia e forças para continuar na luta ou, se for preciso, para fazer diferente e alcançar a mudança necessária.
Nada de andar na contramão! Quando seguimos juntos e juntas, a vitória não nos escapa!

E a prova disso é que em 2019 já alcançamos 30 importantes vitórias pelos direitos humanos no mundo todo! Me acompanha nessa lista? E olha que elas só foram possíveis graças ao apoio de pessoas como você! Por aqui, eu listei somente 4 vitórias que enchem os olhos de emoção. Deixo a curiosidade te fazer clicar no botão abaixo e descobrir as outras 26 histórias emocionantes de sucesso.
Janeiro/2019

O parlamento angolano aprovou uma revisão do Código Penal para remover uma disposição amplamente interpretada como uma criminalização de relações entre pessoas do mesmo sexo. E deram um passo adiante, ao criminalizar a discriminação contra pessoas com base na orientação sexual – o primeiro país em 2019 a fazer essa mudança.
 
Fevereiro/2019
 
Depois de passar 76 dias detido na Tailândia, o jogador de futebol Hakeem al-Araibi pôde retornar à sua casa em Melbourne, na Austrália, no dia 12 de fevereiro. O jogador, nascido no Bahrein, havia sido detido na chegada a Bangcoc, na Tailândia, em 27 de novembro de 2018, devido a um aviso incorreto da Interpol. Uma campanha lançada pela Anistia Internacional e outros grupos para libertar o atleta, um crítico das autoridades do Bahrein, cresceu para o movimento #SaveHakeem, abrangendo três continentes, envolvendo jogadores de futebol, atletas olímpicos e celebridades, atraindo o apoio de mais de 165.000 pessoas.
 
Março/2019
 
Pouco antes do aniversário de um ano do assassinato de Marielle Franco, uma proeminente defensora dos direitos humanos do Brasil, a polícia prendeu duas pessoas ligadas a sua morte. É um sinal de progresso real no caso, pelo qual a Anistia Internacional vinha fazendo campanha há um ano, e segue empenhada na busca por respostas sobre os mandantes e as motivações do crime.

Agosto/2019
Durante décadas, a Anistia Internacional destacou a discriminação desenfreada enfrentada por mulheres na Arábia Saudita sob o sistema repressivo de tutela masculina do país. Em agosto, a Arábia Saudita anunciou grandes reformas para aliviar algumas das principais restrições impostas às mulheres, incluindo o direito de obter um passaporte que lhes permita viajar sem a permissão de um guardião do sexo masculino. As mudanças também concedem às mulheres o direito de registrar casamentos, divórcios, nascimentos e óbitos, e obter registros familiares.
Seguimos juntos e juntas? Eu acredito no nosso poder de mudança, Taciano. E você?
Boa semana, com esperança!
Verônica Vasque
Coordenadora de Captação de Recursos em Meios Digitais
Anistia Internacional Brasil