Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 14 de março de 2021

Estamos há três anos exigindo justiça por Marielle Franco e Anderson Gomes

Domingo, 14 de março de 2021

Bom dia,      , espero que esteja tudo bem com você e os seus por aí.
​​
É,  de verdade, eu não queria estar escrevendo esse e-mail para você. Num domingo, de manhã... o mundo mudou bastante desde 2018, não foi? Pandemia, eleições, Copa do Mundo, gente que chegou e muita gente que se foi - infelizmente muitas mortes que poderiam ter sido evitadas. Mas, 
  , uma coisa continua igual: ainda não sabemos quem mandou matar Marielle e menos ainda o motivo desse crime.

​​​

Estamos há três anos exigindo justiça por Marielle Franco e Anderson Gomes. Três anos de angústias e sofrimento para as famílias! Durante todo esse tempo e graças ao seu apoio, conseguimos mais de UM MILHÃO de assinaturas de pessoas de 46 países diferentes! Você é uma delas. Somos 1.050.842 de vozes que clamam por respostas e justiça.  



Na sexta-feira, fomos até o Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, no Ministério Público do Estado do Rio e em outros lugares marcantes na luta por justiça pela morte de Marielle e Anderson. Não fomos sozinhos! Pessoas da Argentina, Chile, México, Marrocos, Angola, Zimbábue, Suécia, Irlanda, Taiwan, Mongólia, Nova Zelândia.... Gente do Brasil inteiro esteve com a gente! Nossas vozes ecoaram pelas ruas cariocas. Nossa mobilização nacional e internacional gerou reações e conseguimos, finalmente, um encontro entre as famílias de Marielle e Anderson e o governador em exercício do Rio de Janeiro e o Procurador Geral da Ministério Público do Rio de Janeiro.  

Saber quem mandou matar Marielle e a motivação do crime é um passo essencial para que o Estado demonstre que violações e ataques contra defensoras e defensores não são toleráveis e serão punidos. Combater a impunidade é importante para assegurar proteção e justiça para as centenas de defensoras de direitos humanos que colocam em risco suas vidas para que nós e nossas futuras gerações possamos viver em um mundo mais digno.  

Marielle é uma dessas mulheres. Marielle é um pouco dessas mulheres, e essas mulheres são um pouco Marielle. Eu sou porque nós somos! 
Neste dia 14 de março, dia em que se completam TRÊS ANOS desde que a vida de Marielle Franco foi brutalmente interrompida, vamos reafirmar a importância do seu legado e da vida de tantas mulheres que lutam, corajosamente, por um mundo melhor.  Clique no vídeo abaixo, inspire-se e compartilhe nas suas redes com a hashtag #EuDefendoAsDefensoras. 


Quem mandou matar Marielle e por quê? Queremos saber! Eles querem nos vencer pelo cansaço, mas nós não vamos parar até que tenhamos #JustiçaPorMarielleEAnderson. Seguimos. 

 

Sigo com esperança e agradeço ter você ao meu lado,  

Alexandra Montgomery 
Diretora de Programas da Anistia Internacional Brasil