Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Fake news: Instagram bota Bia Kicis de castigo

Quinta, 3 de fevereiro de 2022


“As publicações da sua conta foram removidas recentemente por irem contra nossas diretrizes da comunidade, portanto, o compartilhamento de vídeo ao vivo foi temporariamente bloqueado” – comunicou a plataforma a parlamentar bolsonarista.


Por Chico Sant’Anna

A rede social Instagram decidiu colocar a deputada federal Bia Kicis (PSL) de castigo. Ela teve suspensa temporariamente a sua capacidade de divulgar vídeos ao vivo, de fazer lives por aquela ferramenta. Ao portal G.1, a plataforma informou que Kicis teria cometido repetidas violações às diretrizes da comunidade. Como se fosse meritório tomar a reprimenda pelo Instagram, a própria deputada publicou a notícia em seu perfil por meio da imagem do aviso gerado pelo Instagram.

Kicis é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e uma das principais aliadas do presidente Jair Bolsonaro dentro do Congresso. Nas próximas eleições é uma das cotadas a disputar uma vaga ao Senado. Na publicação, a mensagem: “As publicações da sua conta foram removidas recentemente por irem contra nossas diretrizes da comunidade, portanto, o compartilhamento de vídeo ao vivo foi temporariamente bloqueado”. Kicis reclamou de estar sendo alvo de “censura” após ser impedida de fazer uma transmissão ao vivo pelo Instagram. Em um, o Instagram informou que a função está “temporariamente bloqueada”.