Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Grilagem ataca no Park Way em pleno Carnaval

Quarta, 22 de fevereiro de 2023


Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Numa primeira apuração, descobriu-se que muitos dos invasores já eram figurinhas carimbadas em outras ações de ocupação irregular do solo. Todos foram levados à delegacia de polícia, mas as tendas e barracos ficaram de pé, preocupando moradores, que temem uma volta dos oportunistas. Segundo um policial, a técnica é ocupara uma área nobre com pessoas ditas carentes e depois com base em interesse social regularizar o espaço e revende-lo a preço de ouro.

Texto atualizado às 15h50, de 22/02/2023

Por Chico Sant’Anna

A terça-feira gorda foi de vigília e apreensão para moradores da quadra 26 do Park Way. De uma hora para outra uma área verde de aproximadamente 20 mil metros quadrados foi invadida por um bloco que não era de Carnaval. Pelo menos, quinze famílias começaram a levantar barracas e cabanas com lona plástica. Eles se instalaram por de traz da densa vegetação, evitando serem observados por quem passasse na rua.

A mobilização dos moradores fez com que em pleno Carnaval a Polícia Militar entrasse na avenida, digo, na mata. Numa primeira apuração, descobriu-se que muitos dos invasores já eram figurinhas carimbadas em outras ações de ocupação irregular do solo. Os que já eram fichados foram levados à delegacia de polícia, mas as tendas e barracos ficaram de pé, preocupando moradores, que temem uma volta dos oportunistas. Segundo um policial, a técnica é ocupar uma área nobre com pessoas ditas carentes e depois com base em interesse social regularizar o espaço e revende-lo a preço de ouro.

Madrugada a dentro os invasores continuaram a erguer acampamento. Sons de marteladas emanavam do interior da mata. Um morador da quadra, que é policial, tentou dialogar com o grupo mas foi espancado. Ficou desacordado por alguns minutos no solo A agressão fez com que a Polícia Militar comparecesse ao local, levando mais quatro pessoas presas – sendo um menor.

Confira aqui o depoimento de morador que foi agredido por invasores


Aos policiais foi apresentado uma certidão, passada em cartório de Goiás, em que a área pública é cedida a um morador de Taguatinga por R$ 200 mil. O documento trata a área verde pública como sendo um lote de chácara, denominação inexistente no plano urbanístico do Park Way.