Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

PT 43 ANOS. UM PARTIDO QUE TEM BANDEIRA

Segunda, 13 de fevereiro de 2023

PT 43 ANOS. 

UM PARTIDO QUE TEM BANDEIRA

Estive nas comemorações dos 43 anos do Partido dos Trabalhadores, o nosso PT. No ato político do dia 10/02, no Teatro dos Bancários acompanhei as homenagens à  militância representados pelos ex-presidentas regionais, pelos ex-governadores, senadores, deputadas e deputados federais, deputadas e deputados distritais. 

Foram lembrados candidatas e candidatos majoritários que não venceram (justa lembrança). No entanto não vi nenhuma citação às dezenas de candidatos e candidatas proporcionais que nunca venceram uma eleição mas fizeram a disputa sem recurso, sem estrutura, com garra e bravura. Vale lembrar que os votos conquistados se somaram para dar a vitória aos homenageados (não é uma reclamação). 

A esses e essas corajosos e resilientes militantes quero prestar as minhas homenagens lembrando a história da Dona Olga Cotrim, uma senhora simples, muito pobre e humilde que militava no PT Gama. Dona Olga acompanhava todas as atividades do partido. Ia de ônibus, pegava carona e sempre levava pela mão o seu filho que deveria ter de 6 a 7 anos. Um dia descobrimos que Dona Olga era epilética quando teve um ataque em plena rua. Passamos a ter uma preocupação maior com ela e seu filho.

Mas Dona Olga, legítima representante da brava militância petista, um dia resolveu colocar o seu nome para disputar uma vaga na câmara legislativa e o PT lhe concedeu a legenda. Sim, Dona Olga Cotrim foi candidata a deputada distrital pelo PT do Distrito Federal. Tinha o pequeno filho como cabo eleitoral, uma surrada bandeira do PT no ombro e talvez um “santinho” com a foto e o número. Criou um bordão que até hoje é lembrado pelos militantes mais antigos do Gama. 

- Vamos bandeirar “Se não bandeirar não ganha eleição”, dizia ela ao filho, incentivando o pequeno e animado militante.

Nunca mais tivemos notícias da Dona Olga Cotrim, só sei que o PT é assim.

Mauro Pinheiro

Militante, filiado ao PT em 1986.

13/02/2024

==============

Mauro PinheiroEx-presidente do PT Gama, ex- Administrador Regional do Gama e atual membro do diretório Regional do PT/DF.