Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Eu gosto é de acarajé. Quem gosta de panetone é o Arruda

Sábado, 23 de janeiro de 2010
Estou na Bahia. Morei muitos anos em Amaralina, eram 142 passos da areia da praia, cerca de 400 metros do Largo das Baianas. Bateu uma saudade, fui lá saborear um acarajé saindo do tacho. Um acarajé como deve ser comido, quente, puro, com no máximo um camarão, e, claro, com pimenta, para que se possa sentir o sabor do acarajé. Fui lá comer um acarajé, olhando o mar de Amaralina e recebendo no rosto a gostosa e refrescante brisa do mar.

E não é que lá encontrei ao redor da baiana do acarajé dois amigos dos meus tempos de Amaralina? Alegria por encontrar amigos que há mais de dez anos não sabia por onde andavam. Sabiam que moro em Brasília. Um deles foi logo sapecando, antes mesmo de que eu os visse, a frase “veio procurar penetone em tabuleiro de baiana?”. A resposta veio à queima-roupa, espontânea, um misto de raiva e de desabafo, não quanto aos meus queridos amigos, mas quanto à situação que infelicita Brasília.

- Eu gosto é de acarajé. Quem gosta de panetone é o Arruda.

A velha baiana, de quem normalmente compro acarajé e abará quando estou em Salvador, deu uma risadinha e deixou escapar: “Acarajé e abará”.

É, gosto de acarajé e abará. Arruda é que gosta de panetone. Se fosse demorar mais em Salvador iria providenciar um adesivo para o carro. A frase? “Eu gosto de acarajé. Quem gosta de panetone é o Arruda”. E um adesivo grande. Vocês que estão aí em Brasília é que talvez não tenham a idéia de como temos de ouvir comentários de pessoas que despertam para o fato de que a placa do carro é de Brasília. Tento me desligar por alguns dias do Panetonegate, mas não é que o Arruda vem aqui nessa Terra de Todos os Santos e de todos os Orixás me perseguir?

Nem precisava o contribuinte brasiliense pagar os milhões que está pagando à escola de samba Beija-Flor para divulgar Brasília nos 80 minutos de desfile no Sambódromo do Rio de Janeiro. Brasília está sendo divulgada pelas coisas, e que coisas, que aconteceram na política do Distrito Federal.

Obrigado, Arruda, pela divulgação de nossa cidade!