Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Rollemberg enaltece Iphan por definir uma zona de proteção em torno da área tombada de Brasília

Sexta, 24 de fevereiro de 2012
Da Agência Senado
[Foto: senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)]
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) elogiou em Plenário, nesta sexta-feira (24), a iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de criar uma zona de proteção em volta da área tombada de Brasília. Ele repercutiu a publicação, na última quarta-feira (22), de portaria em que o órgão define regras para a construção de prédios em pelo menos dez regiões administrativas no entorno da área tombada, como Águas Claras, Lago Norte e Lago Sul, Guará e Núcleo Bandeirante.

Rollemberg destacou que a portaria foi publicada pouco mais de três semanas antes da chegada de missão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que irá a Brasília para examinar seu estado de conservação. Em 1987, o órgão das Nações Unidas declarou a capital do país como Patrimônio Cultural da Humanidade, porém, a Unesco vem considerando rever o ato diante das crescentes agressões ao plano urbanístico original de Lúcio Costa. 

- Temos que cumprimentar o Iphan pela decisão corajosa, mas registrar que, se a medida tivesse sido tomada antes, talvez pudesse ter sido preservada a qualidade de vida que a cidade oferecia há alguns anos - comentou Rollemberg.

O senador disse que Brasília foi exposta a danos irreversíveis em decorrência de intenso processo de invasões de grilagem de áreas públicas nos últimos anos. Ele disse que as ações envolveram inclusive "grilagem aérea", com edifícios construídos acima do gabarito de altura, o que teria ocorrido pela "conivência do poder público com pessoas influentes da cidade".

- Brasília não pertence apenas aos brasilienses, mas a todos os brasileiros. É importante garantir que esse bem seja preservado na sua concepção original, tão singular e diferente que possibilitou à cidade ser o único bem da era moderna a ser tombado pela Unesco apenas 27 anos depois de sua inauguração - salientou.

Rollemberg defendeu para a cidade um projeto de desenvolvimento apoiado na ideia de transformar Brasília num polo de inovação tecnológica e, ao mesmo tempo, um centro de atividades turísticas. Ele destacou o potencial de Brasília para o desenvolvimento do turismo cívico, em que os visitantes possam conhecer como funcionam as instituições da República e o papel que desempenham na construção da democracia brasileira.